na entrega de O Ronaldão

publicado: 18/09/2024 09h40, última modificação: 18/09/2024 09h41
Solenidade acontece às 9h e contará com homenagens a atletas paralímpicos
1 | 1
A realização do Campeonato Brasileiro de Ginástica é um marco após a reforma do Ginásio O Ronaldão, que será entregue oficialmente, hoje, pelo governador João Azevêdo | Foto: Divulgação/Secom-PB
unnamed(1).jpg

por Camilla Barbosa*

Em um gesto de reconhecimento e celebração ao paradesporto paraibano, o governado do estado, João Azevêdo, recebe, na manhã de hoje, no Ginásio O Ronaldão, em João Pessoa, os atletas medalhistas que brilharam nos Jogos Paralímpicos de Paris. Na solenidade, programada para começar às 9h, haverá também a reinauguração desta mesma praça esportiva, que vinha passando por uma ampla reforma desde o início do ano passado.

Como forma de demonstrar a importância das conquistas esportivas para a promoção da inclusão e do espírito esportivo, serão homenageados os atletas Petrúcio Ferreira, Joeferson Marinho e Cícero Valdiran, ouro, prata e bronze no atletismo, respectivamente; Willians Araújo, que conquistou o ouro no judô; Silvana Fernandes, bronze no taekwondo; Emerson Ernesto e Romário Marques (potiguar radicado paraibano), medalhistas de bronze no goalball.

Toda a Seleção Brasileira de futebol de cegos, medalhista de bronze em Paris — que possui dois paraibanos (Luan e Matheus), além dos demais integrantes do elenco, os atletas Jardiel, Jefinho, Jonatan Silva, Maicon Junior, Nonato, Cássio, Ricardinho e Tiago Paraná —, também será homenageada. O grupo escolheu a Paraíba para fixar residência durante a preparação para os Jogos de Paris.

Além de celebrar os feitos individuais e coletivos dos atletas, a cerimônia também contemplará os paraibanos integrantes de comissões técnicas: Pedro Almeida (técnico do atletismo), Jonatas Castro (técnico do goalball), Fábio Luiz (técnico do futebol de cegos), Josinaldo Costa (assistente técnico), Júlio César (preparador físico), Halekson Barbosa (preparador físico) e Alexandre Sérgio (fisiologista).

Reinauguração d’O Ronaldão

Após dois anos de uma reforma estrutural que contou com um investimento significativo de R$ 12 milhões, o Ginásio O Ronaldão será reinaugurado, oficialmente, hoje. A intervenção, que teve início em janeiro de 2023, resultou em nova cobertura, pintura em toda a estrutura, iluminação de LED nas partes interna e externa, além de reforma completa em todos os banheiros, vestiários, lanchonetes, cabines de imprensa, salas e dormitório, bem como em toda a parte elétrica e hidráulica.

Outra melhoria na estrutura foi implementada na quadra do ginásio, que recebeu a implantação de moderno piso anti-impacto, o mesmo utilizado em importantes complexos do Brasil. Para Lindolfo Pires, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), os aprimoramentos realizados colocam a praça esportiva como um local equipado e pronto para receber eventos de grande porte.

“O Ginásio O Ronaldão é um verdadeiro patrimônio da Paraíba, e o Governo do Estado investiu para deixá-lo nos moldes dos modernos complexos existentes no Brasil. E seu primeiro evento está sendo justamente esse, o Campeonato Brasileiro de Ginástica, que vai trazer inúmeros atletas de todo o Brasil, sobretudo as medalhistas olímpicas em Paris”, pontuou Lindolfo Pires.

Campeões da ginástica na categoria Infantil serão conhecidos hoje

Chegam ao fim, na tarde de hoje, as disputas da categoria Infantil no Campeonato Brasileiro de Ginástica, evento esportivo organizado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), sediado na capital paraibana. Os futuros sucessos da modalidade receberão as premiações ao término das atividades de competição programadas para o dia, tanto no Feminino, quanto no Masculino.

A partir de hoje, os ginastas adultos já começam a desembarcar em João Pessoa para participar de seus respectivos treinamentos, que serão iniciados às 18h e se estendem até o fim da manhã de sexta-feira. No sábado, treinam apenas os finalistas. As disputas começam às 13h da sexta-feira, visando à classificação, e vão até o próximo domingo.

Além dos ingressos que foram disponibilizados e esgotados em uma hora, a CBG permitirá a entrada do público no treino, nesta quinta-feira, a partir das 8h. A entrada no local para acompanhar a primeira aparição dos atletas profissionais, como as medalhistas por equipes em Paris, acontece por ordem de chegada, e os interessados precisam levar 1 kg de alimento não perecível.

Para as disputas do Infantil, a entrada no Ronaldão será livre. Já aqueles que não conseguiram garantir um dos nove mil ingressos, ofertados gratuitamente para os dias de competição da categoria Adulto, e aos que não puderem acompanhar presencialmente, há a opção de assistir às transmissões realizadas na TV CBG (competição infantil) e Canal Olímpico do Brasil (competição adulta).

Suporte médico a atletas

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena foi selecionado para fornecer suporte médico aos atletas adultos e pediátricos da competição. O Complexo Pediátrico Arlinda Marques será encarregado dos eventuais casos clínicos pediátricos, enquanto o Hospital do Servidor General Edson Ramalho atenderá aos casos clínicos adultos.

“Estamos empenhados em assegurar que todos os participantes, técnicos e visitantes tenham uma experiência segura e positiva. Nossa rede hospitalar está preparada para oferecer todo o suporte necessário, reafirmando nosso compromisso com a saúde e o bem-estar de todos. Agradecemos a confiança e desejamos a todos um excelente campeonato, repleto de conquistas e momentos inesquecíveis”, destacou o coordenador do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Vernior Júnior.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de setembro de 2024.