Notícias

João Pessoa é referência na formação de atletas das mais diversas modalidades

publicado: 05/08/2017 00h05, última modificação: 05/08/2017 11h11
kaio.jpg

O paraibano Kaio Márcio conseguiu o recorde mundial dos 200m borboleta na Copa do Mundo de 2009, em Estocolmo, na Suécia - Foto: Divulgação/Minas Tênis

tags: atletas , esportistas , aniversário de joão pessoa , joão pessoa


Wellington Sérgio

Nas comemorações do aniversário de 432 anos de fundação de João Pessoa o esporte não poderia ficar de fora da festa tradicional de uma cidade que reúne pessoas de todas as regiões da Paraíba. A capital paraibana se orgulha na formação de vários atletas em todas as modalidades, que fizeram e fazem história no Brasil e no exterior. No futebol, conta com clubes tradicionais, como Botafogo, time que conquistou mais títulos estaduais (27), Auto Esporte (6), além de equipes que foram extintas, a exemplo do Esporte Clube Cabo Branco (9), Palmeiras (5), Clube Astrea (2), Colégio Pio X (1), Filipéia (1) e Pitaguares (1).

E João Pessoa já teve uma equipe criada no aniversário da cidade. Tratava-se do 5 de Agosto (Varadouro), que disputou competições oficiais na década de 1940, onde tinha como presidente Nezinho Batista (in-memoriam). As equipes tinham filiação junto à Liga Paraibana de Futebol, que depois passou a ser Federação Paraibana de Futebol (FPF), fundada em 1947. De acordo com o presidente Zezinho do Botafogo o clube é uma referência para a capital, que comemora um dia especial para os torcedores, pessoenses e paraibanos que residem e convivem nesta bela terra. “O Belo representa com orgulho a capital de todos os paraibanos, e desfruta do carinho dos torcedores e desportistas. Estamos de parabéns, principalmente porque moramos e amamos a nossa terra”, frisou Zezinho.

O Estádio Almeidão (Cristo Redentor) é o cartão postal da cidade para a realização de competições nacionais, além do Estádio Leonardo Vinagre da Silveira, a Graça (Cruz das Armas) e o Centro de Treinamento Ivan Tomás (Valentina Figueiredo).

A história também registra o Estádio Olímpico, no Bairro dos Estados, onde aconteceu um jogo épico, com a presença do Rei Pelé, que teria marcado o milésimo gol num jogo amistoso contra o Botafogo.

Em outros esportes coletivos, os ginásios do Ronaldão (Cristo Redentor) e a Vila Olímpica Parayba (Bairro dos Estados) também são destaques com várias modalidades. A capital reúne várias “estrelas” que passaram pela terrinha e deixaram a marca nos diversos esportes. É o caso de Kay France, que atravessou o Canal da Macha, no dia 19 de agosto de 1979, que partiu da Praia de Shakespeare, em Dover, na Inglaterra, e chegou em Wissant, na França, após 11 horas e 36 minutos de natação ininterrupta. Atualmente é médica nas áreas de oftalmologia e clínica geral. “Fiquei orgulhosa de representar a Paraíba para o mundo no desafio internacional. Está na história do esporte internacional”, avaliou.

Na piscina, a competência do nadador pessoense Kaio Márcio, que começou a praticar o esporte no Esporte Clube Cabo Branco (ECCB), com passagens pelo Fluminense-RJ e que defende o Minas Tênis Clube-MG. Kaio conseguiu o recorde mundial dos 200m borboleta, na Copa do Mundo/2009, em Estocolmo, na Suécia, com o tempo de 1m49s11. No handebol beach, a treinadora da seleção paraibana e brasileira, Rossana Marques, que realiza um trabalho significativo com a presença de vários atletas no selecionado nacional.

“Satisfação pelo trabalho desenvolvido durante vários anos e saber que temos atletas que estão defendendo o Brasil nas competições internacionais. A Paraíba é um celeiro de craques que foram formados nas areias da orla pessoense”, observou a paraibana.

Outros destaques

No judô, o destaque fica por conta de Delan Monte, que foi descoberto nos Jogos Escolares da Paraíba, realizado pelo Governo do Estado. Após várias conquistas, o judoca decidiu deixar de lado as disputas no tatame e focar as atenções na carreira no MMA. A sua mais recente conquista foi o cinturão dos meio-pesados do GFC (Grand Fighting Championship), em Toritama (PE).

No futebol de areia, na arena da praia do Cabo Branco, na capital paraibana, vários talentos foram revelados, entre eles, Wagner (bicampeão mundial), Dino Tambaú (campeão mundial), Dieguinho (campeão sul-americano) e Reyder e Fernando Pilar. Todos defenderam a Seleção Brasileira.

“Nossa intenção é formar o craque em casa e revelar para o Brasil. Quero parabenizar o aniversário de João Pessoa”, disse o presidente da Federação Paraibana de Beach Soccer (FPBS), Ailton Cavalcanti. Nos saltos ornamentais o talento de Luana Lira, que integra a seleção brasileira no trampolim de três metros, é referência da Paraíba no esporte. Ela foi descoberta na Vila Olímpica Parayba, em João Pessoa, e compete em várias disputas nacionais e internacionais.

No vôlei de praia, Zé Marco ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney e hoje é a maior referência do esporte na Paraíba. Outros nomes têm surgido como Álvaro e Vítor Felipe.