João Pessoa recebe Encontro Nacional de Capoeira

publicado: 14/06/2019 09h36, última modificação: 14/06/2019 09h36
capoeira shalom.png

O projeto trabalha com crianças, jovens e adultos, tendo como principal objetivo o ensino da capoeira como instrumento de educação e promoção da paz. - Foto: Reprodução

tags: capoeira , esportes , iago sarinho , encontro nacional de capoeira

por Iago Sarinho*

João Pessoa recebe no próximo final de semana, a quinta edição do Encontro Nacional de Capoeira. O evento ocorrerá na Primeira Igreja Batista do Valentina a partir de amanhã (15) e deve contar com 73 grupos de Capoeira de todo o Brasil. Ao todo, a organização espera contar com cerca de 200 participantes, nesse que já é o maior encontro do gênero no Nordeste.

O evento é organizado pelo “Projeto Capoeira Shalom”, coordenado por Ednaldo Rodrigues, o mestre Neném. O projeto trabalha com crianças, jovens e adultos, tendo como principal objetivo o ensino da capoeira como instrumento de educação e promoção da paz. Com sede em João Pessoa, o Capoeira Shalom, também atua nas cidades de Gurinhém e Lucena na Paraíba, além do município de Estância no interior de Sergipe.

A programação do encontro se inicia neste sábado, a partir das 8h quando haverá a reunião com cerca de 60 mestres de todo o país e que virão à João Pessoa participar do evento. No período da tarde, a partir das 14h, as atividades abertas ao público serão iniciadas com um “aulão” sobre as especificidades do estilo Angola e Regional da Copeira. À noite, às 19h, ocorrerá a abertura oficial.

No domingo, a partir das 8h, será realizado o batismo na capoeira e a formatura do Projeto Capoeira Shalom para crianças entre 2 e 11 anos, assim também como para os capoeiristas da categoria adulta. No período da tarde, os mais de 200 participantes previstos para o encontro, realizarão as apresentações de seus grupos, além de um momento de troca de experiências e aprendizados que se iniciará às 14h, decorrendo até o fim da tarde quando evento será encerrado.

De acordo com o mestre Neném, o evento que já se consolidou no calendário da capoeira e é hoje o maior da Região Nordeste, tem como principal intuito, realizar o congraçamento dos diversos grupos que existem no país, promovendo um momento de integração e crescimento para o jogo.

“Quando surgiu a ideia de realizar esse encontro, nós pretendíamos criar um momento que pudesse reunir os mais diversos grupos de capoeira, pois estávamos todos muito dispersos e isso nos enfraquecia. Hoje, esse encontro vai para a sua quinta edição e nós contaremos com capoeiristas de todas as regiões do Brasil, em um momento que será fundamental para fortalecer as nossas parcerias, fomentar a troca de experiências e o nosso crescimento”, explicou o mestre de 43 anos, dos quais, 33 são dedicados à capoeira.

*publicado originalmente na edição impressa do dia 14 de junho de 2019