FUTSAL FEMININO

João Pessoa sedia competição regional

publicado: 03/07/2024 09h51, última modificação: 03/07/2024 09h51
Supercopa do Nordeste terá a participação de oito equipes e vai acontecer na Vila Olímpica Parahyba
Arena-FC---Reprodução-Instagram.jpg

Arena FC é a atual campeã da competição e uma das equipes representantes da Paraíba | Foto: Reprodução/Instagram

por Camilla Barbosa*

Fortalecer a modalidade e promover o encontro entre as melhores equipes regionais. Esses são os principais objetivos elencados por um dos organizadores da Supercopa do Nordeste de Futsal Feminino. O torneio, que terá oito equipes nordestinas, será realizado na Vila Olímpica Parahyba, entre a próxima sexta-feira e domingo (5 a 7 de julho).

Os times participantes são dos estados da Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. De acordo com Germano Pessoa, organizador do campeonato, a escolha dos times participantes foi feita, de início, com o interesse de incluir as campeãs de todos os estados. Em função da questão logística, no entanto, algumas não poderão vir à capital paraibana.

“O objetivo foi fortalecer a modalidade, fazer aquele intercâmbio com outras equipes de outros estados e também deixá-la mais forte. Pegar as campeãs de cada estado e colocá-las no mesmo lugar para ver qual é a melhor, além de ser uma união de forças entre todas as equipes”, explicou o organizador.

A Paraíba terá três equipes representantes. Dino Sport Club, da cidade de Sousa, e Puma de Mari, estarão juntos ao time cearense Novo Maracanaú e ao potiguar União JP, de São Gonçalo, no Grupo A. Já o Grupo B será composto por outros dois times cearenses, As Pavanelly’s e Minas de Ouro (Fortaleza), um pernambucano, Seleção Macaparana, e a atual campeã paraibana, a Arena FC.

Organizando, também, a competição em nível estadual, que já está em sua terceira edição, Germano pontua que nota avanços consideráveis em relação à modalidade feminina na Paraíba.

“O futsal e o futebol feminino na Paraíba, eu vejo que as equipes vêm se estruturando, apesar das dificuldades de apoio ao futsal feminino, que é mais difícil do que o masculino, mas vêm evoluindo. Temos atletas que jogaram nossa competição e hoje estão jogando fora do país, na Europa, muitas atletas que jogam no futsal, se destacam e vão para as grandes equipes de futebol de campo da Paraíba e de fora dela também. A gente tem muito orgulho disso, de estar levantando uma bandeira que antes estava esquecida”, comemora ele.

De acordo com o regulamento da competição, as equipes de cada chave duelam entre si, e as duas melhores de cada grupo avançam para a próxima fase. Nesta, o primeiro time da chave A enfrenta o segundo da B, e o primeiro da chave B enfrenta o segundo da A. Os times finalistas serão premiados com troféus e medalhas. Além disso, o clube vencedor garantirá dois mil reais, e o vice-campeão mil reais.

A escolha de João Pessoa como local-sede foi feita em comum acordo entre os organizadores do torneio e os representantes das equipes participantes. No entanto, a ideia é que, nos próximos anos, ele seja realizado na cidade do time campeão da edição anterior.

A abertura da competição será protagonizada pelas equipes Arena FC e Eusébio, que entram em quadra na noite da sexta-feira, a partir das 19h45. Já a grande final está programada para acontecer às 14h, no domingo, na Villa Olímpica (local em que serão realizadas as demais 14 partidas de todo o torneio).

Após três meses de organização do torneio regional, Germano Pessoa aponta a falta de apoio financeiro como sendo a principal dificuldade encontrada, mas acredita que, à medida que novas edições sejam realizadas, a visibilidade adquirida atraia novos parceiros.

“O Governo do Estado, por meio da Sejel e do secretário Lindolfo, cedeu o espaço da Villa e o alojamento também para o pessoal que vem de fora, isso já é de grande valia para nós, porque o espaço é fundamental. Além disso, as equipes também pagaram a taxa de inscrição, que vamos utilizar nas premiações. Mas a competição é toda feita por nossa conta, ainda falta apoio, tanto do privado quanto do público”, finalizou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de julho de 2024.