João Pessoa sedia etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2016

publicado: 20/09/2016 00h05, última modificação: 20/09/2016 08h30
Jogos.jpg

Durante os Jogos, mais de 3.800 jovens atletas devem se reunir na capital paraibana para a disputa de 13 modalidades - Foto: Secom/PB

tags: Jogos Escolares da Juventude 2016 , Governo da Paraíba

Marcos Lima

João Pessoa será, de hoje até o próximo dia 29, a capital brasileira dos Jogos Escolares da Juventude 2016, categoria 12-14 anos. Mais de 3.800 jovens atletas se reunirão na capital paraibana para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. A Paraíba será representada por uma delegação composta por cerca de 300 atletas. O maior evento desportivo-escolar da América do Sul terá sua abertura às 18h30, no Ginásio da Universidade Federal da Paraíba.

Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do País, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. O objetivo principal do evento é contribuir para a inclusão social dos jovens através do esporte, além de servir de plataforma para a identificação de atletas para o alto rendimento. A capital paraibana também receberá a etapa de 15 a 17 anos, entre 10 e 19 de novembro.

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude contará com a participação de estudantes de 25 estados, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã. Uma delegação da Argentina também disputará os Jogos com uma equipe de atletismo composta por 12 atletas. Ao todo, mais de 5.300 pessoas estarão envolvidas no evento, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, voluntários e organizadores.

Os números dos Jogos Escolares são grandiosos. Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil.

No caso específico da Paraíba, os representantes na competição foram selecionados durantes os Jogos Escolares e Paraescolares, promovidos pelo Governo do Estado, nas 14 regionais de ensino. Foram feitas eliminatórias e as vagas foram garantidas durante a etapa estadual, que ocorreu, consecutivamente, nas cidades de Patos e João Pessoa.

Eventos paralelos

Além das competições, na fase nacional, organizada pelo COB, os jovens atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o País aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será "Esporte e Cinema". "A revelação de talentos é importante, mas não é nosso principal objetivo nos Jogos. Queremos contribuir para a inclusão social e transformação do Brasil através do esporte. Tenho a convicção de que estamos alcançando nossos objetivos esportivos e sociais com a realização dos Jogos Escolares", disse Edgar Hubner, coordenador geral dos Jogos, que há mais de uma semana está no Estado.

Para inspirar os jovens talentos do esporte nacional, o COB selecionou 10 atletas olímpicos ou pan-americanos para atuarem como Embaixadores dos Jogos em João Pessoa. A função dos Embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas. Os atletas escalados como embaixadores são: Vanderlei Cordeiro (atletismo), que acendeu a Pira Olímpica nos Jogos Rio 2016; Daniel Paiola (badminton), Helen Luz (basquete), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Fabiana Diniz, a Dara (handebol), Sarah Menezes (judô), Lais Nunes (luta), Matheus Santana (natação), Ligia Silva (tênis de mesa) e Hélia Fofão (vôlei).