Notícias

João Pessoa sedia sorteio de chaves da Copa do Nordeste 2017

publicado: 04/10/2016 00h05, última modificação: 04/10/2016 09h38
campinense.jpg

Dedé comemora gol que levou Campinense ao título da Copa do Nordeste 2013 - Foto: Reprodução/Esporte Interativo

tags: Copa do Nordeste 2017


Cardoso Filho

João Pessoa sedia hoje o lançamento da Copa do Nordeste 2017, em solenidade prevista para as 19h30 no Auditório Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado, bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. O sorteio das chaves será definido dois dias antes do jogo Brasil e Bolívia, previsto para quinta-feira, na Arena das Dunas, em Natal.

Esta será a primeira vez que a Paraíba vai sediar a festa de lançamento da competição, em sua 15ª edição, que foi definida durante reunião realizada no mês de agosto em Salvador. Amadeu Rodrigues, presidente da Federação Paraibana de futebol, disse que a indicação foi um pleito que já vinha sendo costurado. Para tanto foi necessária a abertura da Federação Alagoana de Futebol.

O local da solenidade está sendo preparado pelos organizadores. São 300 lugares e somente terá acesso quem estiver previamente credenciado. A cúpula da CBF, presidentes de federações de futebol dos estados do nordeste e dos clubes participantes deverão estar presentes no sorteio. A sede foi escolhida para aproveitar a passagem dos principais dirigentes do futebol brasileiro por Natal, para o jogo Brasil x Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

A Copa do Nordeste acontece há 14 anos, porém esta é a terceira edição organizada pela CBF, e o campeão tem direito a uma vaga na Copa Sul Americana, que este ano teve o Santa Cruz do Recife disputando a competição internacional.

As vinte equipes que irão disputar a Copa do Nordeste 2017 são CRB e CSA, de Alagoas; Bahia, Vitória e Juazeirense, do Estado da Bahia; Fortaleza e Ceará, do Estado do Ceará - que assegurou a vaga após desistências do Uniclinic, do Juazeiro e do Guarany de Sobral -; Moto e Sampaio Corrêa do Maranhão; Santa Cruz, Sport e Náutico, de Pernambuco; River e Altos, do Piauí; ABC e América do Rio Grande do Norte; e Sergipe e Itabaiana pelo Estado de Sergipe. Campinense e Botafogo também estarão na competição por terem sido, respectivamente, campeão e vice do Campeonato Paraibano de Futebol.

Belo quer se livrar do grupo da morte

O Botafogo da Paraíba espera ter mais sorte nos jogos da primeira fase da Copa do Nordeste 2017. Para o presidente do Belo, Guilherme Carvalho (Novinho), é importante não pegar equipes teoricamente mais fortes. “Isso não quer dizer que os outros times não sejam qualificados”, salientou.

Novinho lembrou que o Campinense teve sorte na Copa do Nordeste deste ano, quando foi beneficiado nos confrontos com equipes de menor expressão no cenário esportivo brasileiro. “Isso ajuda”, garantiu.

O presidente do Botafogo da Paraíba garantiu estar presente na festa de hoje, e afirmou que isso não quer dizer que a equipe não esteja preparada para a disputa, salientando que o que vier será encarado com a mesma seriedade, esperando ter melhor participação na competição regional.

Novinho revelou ainda que a delegação do Botafogo viaja amanhã para Minas Gerais, para o jogo de domingo (9), na cidade de Varginha, contra o Boa Esporte, que decide a classificação para a Série B do Campeonato Brasileiro do próximo ano. O presidente do Botafogo afirmou que ainda não sabe onde a delegação ficará hospedada, pois aguarda a definição da CBF, responsável pela logística, mas garantiu que jogadores e comissão técnica ficarão numa cidade próxima ao local do jogo.

Evento importante para o futebol paraibano

O presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues, disse estar tudo pronto para a solenidade de abertura da Copa do Nordeste 2017, quando serão definidos os grupos. O evento é organizado pela Liga do Nordeste de Futebol e a Esporte Interativo, que tem o direito de transmissão dos jogos.

Para Amadeu Rodrigues, a presença de grandes personagens do esporte brasileiro é de fundamental importância para o futebol paraibano, que vem crescendo no âmbito nacional. Ele lembrou da performance do Campinense Clube, que já foi campeão e vice-campeão da competição. “Esperamos que os clubes paraibanos – Botafogo e Campinense – representem bem o futebol do nosso estado”, enfatizou. 

Amadeu confirmou que no evento estarão presentes todos os presidentes das nove federações de futebol dos estados do Nordeste, dos clubes participantes e representantes da Confederação Brasileira de Futebol.

O presidente da FPF afirmou ainda que estará presente não somente na cidade de Varginha, para assistir ao jogo do Botafogo contra o Boa Esporte, na sexta-feira (7), mas também no jogo da seleção Brasileira contra a Bolívia, na próxima quinta-feira (6).