João Pessoa sediará competições dos Jogos Escolares da Juventude 2016

publicado: 01/05/2016 00h05, última modificação: 01/05/2016 11h32
jogos.jpg

Comitê Olímpico Brasileiro e Governo da Paraíba firmaram acordo e Jogos serão realizados no estado em setembro e novembro - Foto: Divulgação

tags: jogos escolares da juventude

Wellington Sérgio

João Pessoa é a única capital do país que vai sediar duas competições dos Jogos Escolares da Juventude 2016 (masculino e feminino), para atletas de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, no segundo semestre da temporada. A primeira vai acontecer no período 20 a 29 de setembro, enquanto a segunda, de 10 a 19 de novembro. O acordo aconteceu entre o Governo do Estado e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), que traz novamente para os paraibanos o maior evento do esporte escolar do país. Esta será a sexta vez que a capital paraibana sediará as disputas, ultrapassando Poços de Caldas-MG, que realizou cinco.

Os Jogos Escolares da Juventude é o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Para ser a escolhida como sede, João Pessoa passou pelas exigências do “caderno de encargos” feitas pelo COB. Entre os itens exigidos estão a rede hoteleira, a estrutura de equipamentos esportivos, com ginásios e parques aquáticos modernos, a exemplo da Vila Olímpica Parahyba (Bairro dos Estados), Ronaldão (Cristo Redentor), a pista de atletismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Convenções, além da proximidade dos hotéis com os locais das partidas.

Estarão envolvidos nos desafios mais de 6 mil pessoas, entre atletas, técnicos, árbitros e comissão organizadora. A Paraíba terá mais de 350 pessoas participando dos eventos nacionais. As modalidades coletivas que serão disputadas são: Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol, enquanto nas individuais, Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa e Vôlei de Praia. A Paraíba sempre foi destaque nos Jogos Escolares da Juventude, principalmente no Handebol (masculino), Judô (ambos os sexos), Luta Olímpica (masculino) e Badminton (masculino), conquistando títulos.

Para o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB), José Marco, a presença das duas etapas dos Jogos Escolares da Juventude é fruto do trabalho que o Governo do Estado vem fazendo pelo esporte, investindo em todas as modalidades. Segundo ele, as reformas realizadas na Vila Olímpica Parahyba (Bairro dos Estados) e Ronaldão (Cristo Redentor), além dos parques aquáticos foram fundamentais para a capital ficar com o direito de sediar novamente os eventos esportivos. “Um esforço válido de um governo que sabe valorizar o esporte da terra. Vamos trabalhar para organizar e mostrar ao país porque a Paraíba está na frente dos demais”, avaliou.

Um dos coordenadores das competições, Antônio Fernando Ferreira Vasconcelos, mais conhecido como Mineiro, enfatizou que será mais uma responsabilidade de obedecer as exigências do COB e fazer um planejamento organizado para que não ocorra incidentes de última hora. “Tentaremos fazer o melhor, afinal, é o nome da Paraíba que está em jogo. Está de parabéns o governador por tudo que tem feito pelo esporte no Estado”, observou.