O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 2025 recebeu a inscrição de 921 atletas (438 feminino e 483 masculino), de 179 clubes de 23 Estados mais o Distrito Federal, uma participação expressiva de jovens atletas, na categoria que é a porta de entrada para as competições nacionais e, claro, para as futuras seleções brasileiras em competições internacionais.
O Brasileiro será realizado na pista de atletismo da Vila Olímpica Parahyba (Rua Desportista Aurélio Rocha, s/n - Bairro dos Estados), na cidade de João Pessoa, na Paraíba, de 24 a 26 de outubro - três dias de disputas, em oito etapas, com grande vibração. As provas do lançamento do martelo serão realizadas de pista de atletismo da Universidade Federal da Paraíba (Rua José Dionísio da Silva, 47 - Castelo Branco).
A participação paraibana, em casa, será expressiva: foram inscritos 73 atletas, de oito equipes do Estado: Associação Paraibana de Basquetebol (3), Associação Correndo para o Futuro (28), Associação Campinense de Atletismo (4), Associação Paraibana de Atletismo (14), Equipe Contra o Relógio (7), Grêmio Vila Olímpica Parahyba (6) , ONG Nova Baraúna (2) e Porto de Cristo EC (9).
Dentre os inscritos com o maior número de atletas estão mais três equipes do Nordeste - o Sport Clube do Recife, com 34 atletas, e a APA Petrolina, com 32, ambas de Pernambuco, e a Associação de Atletismo Russana, de Russas, Ceará (21 atletas). O Sesi e a AD Centro Olímpico, de São Paulo, inscreveram 22 atletas cada um.
O Ranking Brasileiro da categoria indica os favoritos em cada prova, embora o importante seja que os atletas participem das competições oficiais para formação. É uma faixa etária de início da especialização e o Brasileiro serve para avaliar o nível técnico dos atletas da categoria, aumentar a quantidade de participantes e o número de federações na competição.
Top 10 do Sub-16
É a segunda vez consecutiva que um Brasileiro Sub-16 vem para João Pessoa, na Paraíba. Em 2024, a competição recebeu 150 equipes. A AABB Atletismo Cascavel (PR) foi a campeã brasileira sub-16. O Sesi-SP foi o vice-campeão e o Sport Club do Recife o terceiro colocado.
Os melhores atletas da competição foram Larissa Schon de Morais, campeã dos 80 m com barreiras e dos 300 m com barreiras, com recorde brasileiro (43.25), e Vitor Hugo Alves Souza, campeão e recordista brasileiro do pentatlo (3.642 pontos), ambos atletas da AABB Atletismo Cascavel.
O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16 2025 é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e a Federação Paraibana de Atletismo (FPBA).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de Outubro de 2025.