Notícias

Jogos do Estadual definem confrontos da segunda fase

publicado: 03/03/2018 08h05, última modificação: 03/03/2018 09h00
7.jpg

Leston Júnior reuniu os jogadores no gramado do campo da Maravilha do Contorno para explicar a estratégia a ser usada contra o Atlético - Foto: Ascom/Botafogo

tags: campeonato estadual , segunda fase , jogos


Wellington Sérgio

Um domingo (4) de muita expectativa e emoção para o futebol da Paraíba, que conhecerá quem serão os classificados e os times que estarão no “quadrangular da morte” na última rodada da fase classificatória da competição. Estão programados cinco jogos, todos às 16h: Botafogo x Atlético de Cajazeiras, no Almeidão; Campinense x Treze, no Amigão; Auto Esporte x Centro Sportivo Paraibano, no Carneirão; Desportiva Guarabira x Sousa, no Sílvio Porto; e Grêmio Serrano x Nacional de Patos, no Presidente Vargas.

Os grupos estão equilibrados, com o A sendo liderado isoladamente pelo Campinense, que tem 20 pontos, seguido do Botafogo, que vem em segundo, com 19. Sousa é o terceiro (17), Nacional de Patos é o quarto, com 16, enquanto na lanterna o Auto Esporte, que ainda não venceu, com 2 pontos. A Raposa pode terminar na ponta da tabela, caso derrote o Treze, já que somaria 23 pontos. Caso empate ou perca e o Botafogo derrote o Atlético de Cajazeiras o Belo assumirá a primeira colocação.

O Sousa depende apenas de si para conquistar a vaga na segunda fase, já que tem 17 pontos e se ganhar vai para 20 e não terá o incômodo do Nacional de Patos, que tem 16, com a obrigação de ganhar do Grêmio Serrano e torcer que o Dinossauro empate ou perca para o time do Brejo paraibano. Já o Clube do Povo, que está na lanterna, com dois pontos, e ainda não ganhou na disputa, está confirmado para disputar o “quadrangular da morte”.

No Grupo B, o Treze, que está na liderança isolada, com 14 pontos, terá que ganhar da Raposa ou torcer por um empate ou derrota do CSP, que é o segundo colocado, com 12, e terá pela frente o Auto Esporte. O Tigre vai à luta para ser o primeiro, caso derrote o Alvirrubro e o Treze perca para o Campinense, onde somará 15 pontos. Na terceira posição vem o Grêmio Serrano, que tem 11 pontos e basta empatar ou ganhar do Nacional de Patos para garantir presença na outra fase.

O Atlético de Cajazeiras tem 8 pontos e está na quarta colocação. Lanterna do grupo, com 5 pontos, a Desportiva Guarabira está garantida no “quadrangular da morte”, ao lado do Auto Esporte. O time terá pela frente o Sousa e pode chegar a 8 pontos. A Federação Paraibana de Futebol (FPF) definiu que a segunda fase da competição acontecerá nos dias 7 e 15 de março; as semifinais nos dias 18 de março e 1º de abril e as finais nos dias 4 e 8 de abril.

O “quadrangular da morte” será nos dias 7, 11, 14, 18, 21 e 25 de março, quando definirá os dois rebaixados para a Segundona em 2019. Pelo regulamento, os primeiros colocados em ambos os grupos classificam-se diretamente às semifinais. Na segunda fase, os segundo e terceiros colocados de cada chave passam a uma fase eliminatória, para decidir as duas equipes que completam as semi-finais.

As duas equipes com o pior índice técnico de cada grupo avançam a um quadrangular de descenso (torneio da morte), quando serão conhecidos os dois rebaixados para a Segundona. A segunda, terceira (semi-finais) e quarta fases (final) são eliminatórias, com jogos de ida e volta.