Notícias

futebol kids

JP terá Campeonato de Escolinhas

publicado: 02/10/2025 09h27, última modificação: 02/10/2025 09h27
Clubes e jogadores federados não poderão participar da competição, o que garante um maior equilíbrio nos jogos
496326395_18498409159017431_7031257165399878783_n.jpg

O Estádio da Graça, agora com piso sintético, será palco dos jogos do 1º Campeonato de Escolinhas, que visa homenagear atletas do Sub-13 e Sub-15 | Foto: Divulgação/Secom-JP - Foto:

por Camilla Barbosa*

O Dia das Crianças, celebrado no dia 12 deste mês, está se aproximando e, como forma de comemoração, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), lançou o 1º Campeonato de Escolinhas de Futebol, intitulado João Pessoa Futebol Kids.

A competição é voltada para jovens atletas das categorias Sub-11 e Sub-13 e contará, exclusivamente, com participação de escolinhas, sem a presença de clubes e jogadores federados. A proposta, segundo a organização, é garantir equilíbrio técnico entre os times inscritos.

“Quando tivemos a ideia de realizar essa competição, que partiu do secretário Zezinho Botafogo, ele queria que a gente fizesse uma competição de inclusão, haja vista que os clubes já pegam os meninos maduros, bons de bola, o melhor de um lugar, o melhor do outro; e as escolinhas, geralmente, ficam excluídas dessas competições, festivais. E aí, foi a ideia nossa incluir esses meninos para participar. No entanto, só aceitaremos inscrições de escolinhas, e o menino que é federado não pode participar. Federado de qualquer competição que seja semelhante ao futebol, como futsal, futebol de areia, futebol society e etc... quem estiver federado, nessa competição, não participa conosco; só vai participar aluno de escolinha, para mantermos o nível técnico igual”, explica o coordenador técnico Tiago Oliveira.

As inscrições gratuitas estão abertas e são realizadas exclusivamente pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, na seção “Competições”, dentro do campo “Esporte, Juventude e Recreação”. Cada escolinha poderá inscrever até 20 atletas por categoria.

“No momento da inscrição, que é enviada a documentação dos atletas, o responsável pela escolinha manda o nome da criança, nós mandamos para o pessoal das federações e eles nos enviam a relação, porque eles têm, dentro do sistema deles, o nome da criança e, quando é adicionado, vai constar lá se o menino é federado ou não. A partir daí é que a gente tem esse mapeamento para saber se o menino é federado ou não”, explica Tiago.

Para o coordenador, o potencial da iniciativa ultrapassa o aspecto competitivo: é a oportunidade de mudança de vida concedida a inúmeras crianças. “Além de enriquecer o esporte pessoense, a gente está prezando pela ideia de inclusão, de tirar a criança da ociosidade e trazê-la para o esporte, porque, quando criamos uma competição, damos à criança, que, às vezes é aquela pessoa que não participa de nada, às vezes, na escola, fica de lado, a oportunidade que ela pratique o esporte para tirar ela da ociosidade. Mas o que motiva a criança a continuar naquilo ali? Ela competir, por mais que, às vezes, tecnicamente, a pessoa não seja tão bom, mas, com esse incentivo, ela vai melhorar, vai ter mais interesse, vai focar em alimentação, na própria saúde, porque ela vai querer participar de uma próxima competição que tiver”, garante.

O secretário municipal de Esportes, Zezinho Botafogo, corrobora a ideia. “Será um momento único para nossos jovens atletas mostrarem seu talento e viverem a paixão pelo futebol desde cedo. Mais do que resultados, queremos incentivar a participação, a disciplina e a alegria que o esporte proporciona”, destacou.

Regras e equipes

No total, cada categoria contará com 12 equipes, distribuídas em quatro grupos de três. O primeiro colocado de cada grupo garante vaga para as semifinais, e os vencedores disputarão a grande final. As partidas acontecerão sempre aos sábados, sendo duas pela manhã e duas à tarde, realizadas simultaneamente na Arena Marquise e na Arena da Graça. O primeiro dia do campeonato será já neste fim de semana. A competição será no formato de futebol de campo, com 11 jogadores em linha.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 2 de outubro de 2025.