Notícias

14 modalidades

JUBs agitam a praia de Tambaú

publicado: 02/09/2025 09h31, última modificação: 02/09/2025 09h31
Competições começam a todo vapor no primeiro dia de disputas na arena do Paraíba World Beach Games, que este ano terá 70 dias de eventos em sua segunda edição
Governador-Abre-o-Paraiba-World-Beach-Game_F1.jpg.jpg

O handebol é uma das modalidades dos JUBs na capital | Foto: Evandro Pereira

por Danrley Pascoal*

A maior edição dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia 2025) acontecem desde o último domingo (31), na capital paraibana. O evento ocorre até o dia 7 de setembro (domingo). Durante o período, João Pessoa receberá mais de dois mil atletas de todas as regiões do Brasil para disputas de 14 modalidades, transformando a orla em uma verdadeira arena esportiva a céu aberto.

Alim Maluf Neto, presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), falou sobre o impacto do torneio, que movimentará cerca de R$ 7 milhões, em pouco mais de uma semana. ”Para a gente, é um marco histórico, porque estamos abrindo uma série de eventos grandiosos do Paraíba World Beach Games. É uma parceria da CBDU com o Governo da Paraíba. Esse estado vem desenvolvendo grandes atividades nos esportes”, disse o gestor durante a abertura oficial do evento, que aconteceu na manhã de ontem.

As competições acontecem em pontos turísticos da cidade e região, com destaque para a arena Paraíba World Beach Games, montada no Busto de Tamandaré, cartão--postal que liga as praias de Tambaú e Cabo Branco. No local, acontece a maior parte das competições do JUBs Praia, que abre a programação da 2ª edição do Paraíba World Beach Games, evento que, neste ano, deve movimentar a capital do estado durante 70 dias.

“O binômio educação e esporte fazem com que a gente possa transformar uma sociedade. Os valores do esporte forjam os cidadãos. Dentro disso, hoje, diretamente do sistema CBDU, temos 190 mil bolsas de atletas, não só na rede pública. Já facilitamos a entrada dos alunos [em algumas] universidades públicas, com vestibulares dedicados a atletas de alto rendimento. Então, a gente está dando a possibilidade da população ascender ao Ensino Superior através do esporte e, especificamente, desse campeonato”, explica Alim.

Atletas

Durante os oito dias de evento, estão sendo disputadas modalidades como Águas Abertas, Aquathlon, Basquete 3x3, Beach Hand, Beach Soccer, Beach Tennis, Beach Wrestling, Cross Training, Futevôlei, Futmesa, Skate, Surf, Vôlei De Praia e Vôlei Misto 3x3. Para acomodar todos os atletas em João Pessoa, foram reservados 29 hotéis, que acomodam estudantes de 124 Instituições de Ensino Superior (IES) dos 26 estados e do Distrito Federal.

“A expectativa é muito grande. Ano passado, a gente jogou lá no Rio, mas a arena neste ano está um pouco maior. Na questão de estrutura, gostei bastante. As expectativas são as melhores. Toda essa estrutura é importante para movimentar. Querendo ou não, isso daqui é uma questão de confraternização que vai além do esporte. Você conhece o pessoal de outros estados, estruturas diferentes, soma bastante”, afirmou Guilherme, atleta do Mato Grosso do Sul que disputa a modalidade Vôlei de Praia 4x4 Misto.

“Sou do Amazonas, eu vim representando a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A minha modalidade é o Beach Soccer. A gente veio representar, principalmente, o futebol feminino, que muitas vezes não é priorizado. Acredito muito que o esporte universitário agrega não somente como uma modalidade física, mas também com muito aprendizado interpessoal, físico e mental. Eu espero ter grandes experiências nesse meu primeiro JUBs”, destacou a amazonense
Giovanna.

“Os JUBs são bastante importantes, principalmente para gente que vem do interior do estado para a capital. A gente vê um esporte que não é tão fomentado dentro do nosso interior, mas na universidade tem estrutura. Vendo toda essa estrutura do JUBs Praia, criamos uma grande expectativa em relação ao esporte. O nosso desejo é de que a gente consiga fazer bons jogos, que seja um bom evento e, principalmente, que a gente alcance o pódio”, comentou Roberto, atleta de Beach Hand e estudante da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Jogos Universitários arrecadam absorventes para projeto social

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) promove, nesta semana, de 1 a 6 de setembro, durante os Jogos Universitários Brasileiros, em João Pessoa, a arrecadação de absorventes voltados à mulheres em situação de vulnerabilidade social na Paraíba. O objetivo é promover saúde e dignidade menstrual às mulheres nessa condição.

A iniciativa foi idealizada pela Coordenação de Responsabilidade Social da CBDU em parceria com o programa de proteção à mulher e combate ao feminicídio “Antes que aconteça”, do Estado da Paraíba e da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba.

A meta é alcançar mais de 20 mil unidades de absorventes, que serão entregues gratuitamente às mulheres atendidas pelo programa paraibano. Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social da CBDU, Elaine Morellato, todos estudantes-atletas estão sendo sensibilizados a apoiar essa causa.

“Neste ano de 2025, o social da CBDU está trabalhando o tema da dignidade menstrual através de ações de conscientização e arrecadação dos pacotes de absorventes. Por isso, estamos mobilizando nossos participantes a ajudarem”, enfatiza a coordenadora.

Os itens também podem ser doados pela população local e turistas que estiverem visitando os JUBs. Durante os dias do evento, haverão ações de conscientização do tema e coleta dos absorventes no stand do CBDU Social, no Centro de Convivência (boulevard), da Arena Paraíba World Beach Games, localizada próximo ao Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco. O ponto de coleta funcionará das 9h às 17h.

“No JUBs Seletivas, que aconteceu entre maio e junho, foram arrecadadas mais de 5 mil unidades de absorventes. Contamos com o apoio de todos para levar mais dignidade às mulheres que tanto precisam,” ressalta Elaine.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 2 de setembro de 2025.