Notícias

preparando os tatames

Judô paraibano dá início à temporada

publicado: 23/01/2026 09h24, última modificação: 23/01/2026 09h24
Atividades começam com credenciamento técnico e seguem até fevereiro, quando haverá a seletiva estadual
Campeonato Brasileiro de Judô_F. Evandro (9).JPG

Realizado em João Pessoa, Campeonato Brasileiro Sub-13 e Sub-15 foi destaque do calendário de 2025 | Foto: Evandro Pereira

por Camilla Barbosa*

A comunidade judoca paraibana inicia oficialmente, a partir de hoje, mais uma temporada, com a realização do Credenciamento Técnico. O evento segue até amanhã, no Ginásio 3 da Vila Olímpica Parahyba, no bairro dos Estados, em João Pessoa, reunindo técnicos, professores e treinadores paraibanos da arte marcial.

De acordo com a programação divulgada no perfil da Federação Paraibana de Judô (Fepaju) no Instagram (@fepaju_oficial), as atividades começam às 20h30, com a palestra “Judô da Escola ao Rendimento — conhecimentos importantes que fazem alcançar os objetivos de forma segura”, que será realizada de forma on-line, por meio do Google Meet, e ministrada por José Olívio Júnior.

Amanhã, as atividades iniciam-se às 8h, com recepção e credenciamento dos participantes, seguindo até às 9h. Das 9h às 12h, será realizada uma Clínica de Atualização das Regras de Arbitragem, conduzida por Laedson Lopes. Após a pausa para o almoço, das 12h às 14h, a programação retorna com a reunião administrativa, das 14h às 16h. Em seguida, haverá um intervalo para coffee break, das 16h às 16h30. O encerramento está previsto para às 18h30, com a palestra sobre Primeiros Socorros nas aulas de judô, ministrada por Sidney Ef, que inicia às 16h30.

Em entrevista ao jornal A União, o presidente da Fepaju, Alcidemar Júnior, destacou a importância desse momento inicial para o restante da temporada. “Todo ano, a Confederação Brasileira de Judô [CBJ] orienta todas as federações estaduais a desenvolverem um credenciamento estadual, em que elas oferecem aos professores cursos e palestras para atualização, para melhoramento do ensino teórico prático. Esses professores fazem esse credenciamento e assim ficam regulares para o ano corrente. É uma forma de melhoria da qualidade teórico-técnica dos professores”, explica.

Passaporte

Outro evento integrante do calendário oficial da Fepaju, a Seletiva Estadual, que serve de passaporte para as competições nacionais durante o ano, será realizada no dia 7 de fevereiro. O objetivo é montar a Seleção Paraibana de 2026, que já tem um primeiro desafio: o Campeonato Brasileiro Regional, o qual será sediado em João Pessoa, no fim de março.

“É um momento em que a gente faz um primeiro contato com os atletas, montando a seleção do ano. O objetivo é, já agora em fevereiro, montar a seleção estadual, desenvolver os treinamentos, as qualificações desses atletas para participarem do Brasileiro”, elucida o presidente da Fepaju.

“O judô, pelo fato de ser um esporte olímpico, não é aberto para qualquer pessoa participar dos campeonatos da CBJ, só vão os titulares dos estados. Então, há um sistema de seletivas, em que cada estado apura os seus campeões de cada peso, que vão para o Brasileiro Regional. O Brasileiro Regional já é pré-classificatório para o Brasileiro Fase Final”, acrescenta ele.

O dirigente da entidade ainda destacou o protagonismo que a Paraíba vem tendo, sobretudo ao sediar grandes competições com excelência, como, por exemplo, o Campeonato Brasileiro Sub-13 e Sub-15, no ano passado.

“Foi um grande desafio realizar o Campeonato Brasileiro Fase Final Sub-13 e Sub- -15, que, por sinal, foi o último campeonato nessa conjectura, porque eles separaram as idades. Então, a gente deixa essa marca: a Paraíba como o último estado, última federação que realizou o maior Campeonato Brasileiro de todos os tempos, em quantidade de atletas e de organização. A gente já se destaca nisso aí. E, devido a essa grande organização, que a gente conseguiu, com o apoio da Sejel-PB, através do secretário Lindolfo Pires, dentre outros parceiros, se qualificar para realizar mais um campeonato. Nós conquistamos a confiança da CBJ para isso”, celebra Alcidemar.

Ele projeta uma competição regional com muitos frutos dentro e fora dos tatames em João Pessoa. “O Campeonato Brasileiro Regional, embora tenha menos estados envolvidos, reúne atletas de todas as idades. Então, vai passar muita gente aqui. É um grande desafio, porque é um grande volume de pessoas, mas com todo o apoio dos professores de judô da Paraíba, e com o apoio, acredito que novamente, da Sejel-PB, dentre outros grandes parceiros, a gente vai conseguir realizar com êxito”, afirma ele.

Circuito

Apesar de ainda não ter local definido, a primeira etapa do Circuito Paraibano 2026 já tem data: será no dia 7 de março. Seguindo a ideia de interiorização do esporte, a ideia é que seja realizado em Campina Grande ou em alguma cidade circunvizinha.

“O intuito é fortalecer o judô em todas as esferas e regiões da Paraíba. Então, a gente aumentou a quantidade de eventos fora de João Pessoa e em Campina Grande, por exemplo, interiorizando e fortalecendo o judô em todo o Estado. São ações para fortalecer a modalidade”, esclarece Alcidemar.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de janeiro de 2026.