Notícias

Kaio Márcio sai da Olimpíadas com sensação de dever cumprido

publicado: 10/08/2016 00h05, última modificação: 09/08/2016 23h36
kaiomárcio.jpg

Nadador terminou prova dos 200m borboleta na 14ª posição geral - Foto: Facebook/Kaio Márcio Oficial

tags: Kaio Márcio , Olímpiadas 2016


Marcos Lima

O paraibano Kaio Márcio Almeida se despediu na noite da última segunda-feira, dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ele não conseguiu vaga para a final da prova de 200m borboleta, acabando em sétimo lugar em sua série e na 14ª posição na classificação geral nas semifinais. Nos 100 primeiros metros da prova, o nadador chegou a virar na primeira colocação, mas também perdeu o ritmo na segunda metade da prova, concluindo a disputa com tempo de 1min57seg45, um segundo e meio mais lento do que pela manhã.

Kaio Márcio apenas demonstrou satisfação e o sentimento de “dever cumprido” por ter defendido o Brasil na competição, discurso similar ao de outros nadadores nos dias anteriores. “Dever cumprido. Em relação a Londres, para onde eu treinei bastante e nem peguei uma semifinal, me sinto realizado. Eu já esperava a ajuda do público na prova. Fico muito feliz de competir no Brasil e achei que não ia dar, mas essa é a minha quarta Olimpíada. Ter conseguido isso foi um bônus, e essa semifinal melhor ainda”, declarou Kaio Márcio.

O Brasil, por sua vez, ficou sem representação na final da prova dos 200m borboleta. Além do paraibano Kaio Márcio, quem também não garantiu vaga na final foi o nadador Leonardo de Deus. Ele, a exemplo do paraibano, também não conseguiu repetir o desempenho quando garantiu vaga nas semifinais, dominada pelo multicampeão Michael Phelps. As semifinais para ambos foram bem abaixo do esperado.

Tanto Leonardo de Deus quanto Kaio Márcio fizeram marcas um segundo pior do que haviam conquistado nas eliminatórias, o que os colocou na 13º (Leo) e 14º (Kaio) colocação nas Olimpíadas. O tempo de Léo de Deus na eliminatória, por exemplo, era suficiente para classificá-lo para decisão. Mas na prova noturna, nadou um segundo e meio mais lento. Ele até chegou a bater em terceiro na primeira parcial, mas perdeu o ritmo na prova, vencida por Michael Phelps.