Marcos Lima
Depois de ser eliminado dos Jogos Olímpicos Rio 2016, quando ficou na 14ª posição, o paraibano Kaio Márcio Almeida está de volta às piscinas. Hoje, ele estreia na fase classificatória dos 100m borboleta, no 45º Troféu Finkel de Natação, aberto ontem, no Clube Internacional de Regatas, em Santos-SP. Aquele parque aquático volta a sediar a competição 11 anos depois. Na quinta-feira, ele disputa os 200m borboleta e na sexta-feira, os 50m borboleta.
A competição teve sua abertura ontem e prossegue até o próximo sábado, contando com 42 equipes e cerca de 350 nadadores, sendo a seletiva única para o Mundial de Curta, em dezembro, no Canadá. Nas cinco últimas edições do Troféu Finkel de Natação, deu Minas Tênis Clube, que totaliza 11 conquistas, uma a menos do que os recordistas Flamengo e Pinheiros.
Nesta piscina já foram quebrados recordes mundiais como o de Gustavo Borges nos 100m livre e do revezamento 4x100m livre, com Fernando “Xuxa” Scherer, Teófilo Ferreira, José Carlos Oliveira Junior e novamente Gustavo Borges, ambos em 1993. Em 2005, no primeiro Open de Natação, Kaio Márcio Almeida superou a marca mundial dos 50m borboleta. Kaio, ainda na ativa, está confirmado na edição deste ano, assim como seus 32 companheiros de seleção olímpica nos Jogos do Rio.
Na manhã de ontem, direto de São Paulo, o paraibano Kaio Márcio se disse muito emocionado em voltar ao parque aquático que lhe trouxe momentos inesquecíveis na carreira, principalmente quando estava dando os primeiros passos para reconhecimento mundial. “Após 11 anos, estou de volta aqui nesta piscina mágica, que me trouxe momentos inesquecíveis!”, disse o nadador.