Notícias

Brasileiro Série C

Livre do descenso, Belo agora sonha com o G8

publicado: 26/08/2025 08h48, última modificação: 26/08/2025 08h48
Faltando apenas uma rodada da fase classificatória, o Botafogo ainda busca jogar o quadrangular
TUDO-e-mais-um-pouco-É-BELOOOOOO__-__-_joaonetofotos-Belo_BeloSAF-_OrgulhoDeSerParaíba.jpg

Jogadores e membros da comissão técnica comemoraram a vitória de 1 a 0 | Foto: João Neto/Botafogo-PB

por Danrley Pascoal*

Após campanha irregular no Campeonato Brasileiro Série C, tendo sete derrotas, cinco empates e seis vitórias, o Botafogo vai para última rodada da fase classificatória sem riscos de ser rebaixado. O Belo estava seriamente ameaçado até a chegada de Evaristo Piza. Agora, garantiu, pelo menos, sua 13ª participação consecutiva no torneio nacional. Esse cenário só muda caso o Alvinegro alcance um acesso para a Série B, tendo em vista que chega para o duelo diante do Anápolis, no sábado (30), às 17h, fora de casa, com chances de classificação para o quadrangular.

“É esperar… esperar para ver o que vai acontecer. A gente deu um passo em relação a muitos concorrentes nessa disputa, os critérios nos favorecem. Se tiver uns tropeços dos times à frente somado à gente conseguir fazer um bom jogo contra o Anápolis, podemos conseguir essa classificação”, afirmou Piza depois da vitória contra o Tombense (1 a 0), em entrevista coletiva. O resultado do último domingo (24) foi essencial para eliminar qualquer chance de rebaixamento.

“Fizemos o que era necessário: ganhar o jogo. A pressão dessa competição [é surreal]. A gente estava em 15º ou 16º quando iniciou o jogo. Acabamos em nono, com chances concretas de buscar a classificação na última rodada, dependendo de algumas combinações de resultados”, destacou o treinador.

Evaristo Piza enalteceu o trabalho feito desde sua chegada. Ele demonstrou felicidade por alcançar o objetivo para o qual foi contratado. “O primeiro plano na minha chegada, junto com o Felipe Albuquerque, era a manutenção. Graças a Deus, a gente conseguiu permanecer e retribuir tudo o que a diretoria nos deu. Em termos de estabilidade, de estrutura financeira, nunca faltou nada. Agora, o que vier é lucro, mas a gente vai atrás”, disse.

Comportamento do torcedor

No intervalo da partida contra o Tombense, após o apito final, quando os jogadores saíam para o vestiário, a torcida vaiou a má atuação do time durante os primeiros 45 minutos. Naquele momento, o jogo estava 0 a 0. O gol da vitória só foi marcado aos 32 do segundo tempo, por Silvinho. Piza falou sobre as cobranças dos torcedores, tendendo a concordar com as vaias. Sobre o papo com os atletas antes de voltar para o reinício da partida, ele criticou a atuação do time.

“Não era para sermos vaiados nesse jogo, um jogo decisivo para nós, contra uma equipe que não tinha pretensão nenhuma, já estando rebaixada. Estávamos jogando pensando que a qualquer momento ganharíamos”, comentou.

Na primeira etapa, o Botafogo cometeu muitos erros e foi pouco criativo. Além disso, coletivamente o time deixou a desejar. Diante de um adversário enfraquecido, o torcedor perdeu a paciência. Do banco de reservas, Piza escutou alguns xingamentos vindos das arquibancadas.

“A gente precisa mudar de comportamento, a gente tem mais 50 minutos para decidir nossa manutenção em casa. Se a gente for para Anápolis [precisando de resultado] com esse primeiro tempo, vamos ser rebaixados lá. Vocês escolhem o que é melhor, definir aqui, mudando o comportamento, vislumbrando a luta pela classificação, ou lá fora”, relatou Piza sobre a sua fala no vestiário.

Para o enfrentamento do próximo fim de semana, o elenco do Belo treina hoje e amanhã no período da tarde, na Maravilha do Contorno. Na quinta-feira (28), o time faz um trabalho pela manhã, e à tarde viaja para Goiânia. Na sexta-feira (29), véspera do jogo, a atividade acontece no CT do Atlético-GO, também pela manhã.

O que está definido?

Com o fim da 18ª rodada da Série C, algumas situações já foram definidas. Na parte de baixo da tabela, Retrô e Tombense já estão rebaixados, restando duas vagas a serem preenchidas no Z4. Como se enfrentam, ABC (18º) ou Itabaiana (17º) cairá para a Série D. Caso um vença, ainda dependerá de outros resultados para garantir a manutenção. O empate pode rebaixar os dois se o Anápolis empatar ou vencer sua partida contra o Belo.

Enquanto isso, na briga por classificação ao quadrangular do acesso, Caxias, Náutico, Ponte Preta, Londrina e São Bernardo, com vagas garantidas na segunda fase, vão para a última rodada buscando uma colocação melhor para ter suas vidas facilitadas na sequência do torneio. Assim, no fim de semana, a competição também conhecerá os últimos três clubes que avançarão ao quadrangular.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de agosto de 2025.