Lucilene projeta vestir a camisa da seleção após treinos no Rio

publicado: 03/09/2017 00h05, última modificação: 03/09/2017 09h17
IMG-20170831-WA0075.jpg

Lucilene espera que a técnica Emilly Lima a chame para integrar a seleção principal em amistosos e jogos oficiais - Foto: CBF/Divulgação

tags: lucilene meireles , seleção feminina de futebol

Marcos Lima

O futebol paraibano ainda comemora, em seus mais de 70 anos de existência, a convocação da sua primeira atleta para a Seleção Brasileira Feminina principal. O fato inédito ocorreu na segunda quinzena do mês passado e este feito atende pelo nome de Lucilene Firmino Meireles, 29 anos, graduada em Educação Física e personal trainer. A atleta é atacante do Botafogo Futebol Clube.

“Essa convocação para mim foi à realização de parte de um sonho. Sinto-me como se ao jogar e me destacar pelo meu Botafogo, tenha subido o início da minha escada de sonhos ao ser convocada. Sinto-me no meio da escada, aí dá mais forte, e agora é que começa mais uma batalha: atingir todas as metas que me foi exigido”, disse a atacante, acostumada em balançar as redes dos times adversários.

Detentora de três títulos paraibanos e duas artilharias do Campeonato Estadual de Futebol Feminino, Lucilene Meireles retornou a João Pessoa, após ficar entre os dias 21 e 26 de agosto passado em treinamentos, na Granja Comary, no Rio de Janeiro, residência oficial da Seleção Brasileira. Mesmo na Paraíba, ela está em supervisão por parte da Comissão Técnica Brasileira.
“Agora é que começa mais uma batalha: atingir todas as metas que me foi exigido enquanto estava lá. E meu objetivo é chegar lá no fim da escada e ficar por lá por muito tempo. Aí sim vou poder dizer que realizei um sonho quando eu vestir a amarelinha e defender o Brasil. Ao meu Estado e minha cidade, farei tudo isso ser possível com muito esforço e determinação, pois só eu sei o que passei e ouvi para está onde estou hoje. Tudo só me fortaleceu”, afirma a jogadora.

Natural de Santa Rita, porém, vivendo sua infância na zona rural de Cruz do Espírito Santo-PB, a dedicação de Lú Meireles com o futebol sempre teve tudo para da certo. Filha de doméstica, criada praticamente com avós, a natureza da zona rural sempre foi atração para sua convivência com a bola e jogando sempre entre os homens quando criança. Sua vida esportiva praticamente dita teve início quando Lú Meireles passou a integrar o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). “Foi nesta época onde minha vida esportiva começou. Passei a jogar vôleibol pelo PETI e logo fui convidada pelo então professor Ninho para jogar pelo time feminino da cidade”, relembra a atleta.

O chute forte sempre foi sua marca registrada, seja no futebol ou no futsal, e, em torneio realizado em Tibiri, disitrito de Santa Rita, olheiros do Estudantes, time filiado a Federação Paraibana de Futebol se interessaram pela jogadora. Aí começava seu vínculo com equipes de maior visibilidade no cenário esportivo estadual. “A impressão era de que eu estava jogando bem mesmo, devido o convite para jogar o Paraibano”, afirma Lucilene.

No futsal, Lú Meireles já atuou no Clube dos Oficiais da Polícia Militar, onde foi campeã estadual aos 20 anos de idade, conquistando também a artilharia; na ADM (Associação Desportiva Mangabeira) e na Servicar, onde se firmou com a professora Gleide Costa, estando lá até hoje, o que facilitou sua ida ao time de futebol feminino do Botafogo, pois a treinadora do futsal também é técnica do Botafogo.

“O futebol virou minha maior paixão. Se tornou meu objetivo maior, que é viver de futebol e defender a seleção. Isso é o que me motiva hoje. Tive a maravilhosa surpresa de ser convocada para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, isso, pra mim é muito grandioso, pois sou a primeira do meu Estado e tenho certeza que vai ser lembrado por toda a história quando se falar de futebol feminino na Paraíba. Vão relembrar esse feito”, afirmou ela, não esquecendo da técnica Emilly Lima, da Seleção Brasileira, que reconheceu o seu trabalho. “Sem a iniciativa dela de conhecer o futebol feminino de todo Brasil, nada disso teria acontecido, pois em anos anteriores, a seleção era composta quase 90% por atletas da região Sul e Sudeste. Pude vê que está lá na elite do futebol é possível, basta dedicar-se, treinar duro, forte sem desculpas, e as coisas acontecerão assim como aconteceu comigo”, alega.