Mais oito paraibanos garantidos nos Jogos de Paris

publicado: 15/07/2024 09h13, última modificação: 15/07/2024 09h14

51406126470_d3f2850468_k.jpg
Joeferson Marinho é um dos atletas paraibanos no atletismo | Foto: Ale Cabral/CPB

A penúltima das três listas de convocação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 foi divulgada na última quinta-feira. Oito paraibanos, entre atletas e integrantes da comissão técnica, tiveram a vaga garantida na delegação brasileira que vai competir na capital francesa, entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro.

Foram convocados 126 atletas com deficiência, 17 guias (sendo 16 do atletismo e um do triatlo), três calheiros da bocha, e um timoneiro do remo, totalizando 147 pessoas na lista. Somando com a primeira lista de convocação, a delegação brasileira já conta com 271 participantes em Paris.

O atletismo, como esperado, foi a modalidade com o maior número de representantes paraibanos, entre os 76 brasileiros convocados. Os atletas são: Ariosvaldo, de Campina Grande, Cícero Nobre, natural de Aguiar, Joeferson Marinho, de João Pessoa e Petrúcio Ferreira, que vai em busca do tricampeonato paralímpico na prova dos 100m da classe T47 (amputados de braço). Além deles, o técnico Pedro Almeida (Pedrinho) também embarcará. A bocha olímpica contará com a atleta Laissa Guerreira, e sua mãe, Edna Maria, na função de apoio, ambas de Campina Grande. O judô e o halterofilismo contarão com um representante da Paraíba cada: Wilians Silva (Sapé) e Ailton de Andrade (Mamanguape), respectivamente.

Assim como a primeira, a segunda lista foi divulgada ao vivo no canal do CPB no YouTube, e contou com a participação do diretor de alto rendimento Jonas Freire, e do vice-presidente da entidade que rege o desporto paralímpico no Brasil, Yohansson Nascimento.   “A expectativa para a nossa participação em Paris 2024 é a melhor possível. Esperamos fazer a melhor campanha da história dos Jogos Paralímpicos. Gostaríamos de agradecer também a todas as confederações por todo o trabalho que desenvolveram ao longo deste ciclo”, afirmou Yohansson Nascimento.

A última lista será divulgada pelo CPB na próxima quinta-feira, dia 18 de julho.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de julho de 2024.