Falta exatamente um mês para a 3a Maratona Internacional de João Pessoa, uma das principais provas de corrida de rua do Brasil. O evento, em alusão ao aniversário da capital paraibana, acontece em 6 de agosto, com largada do Centro de Convenções, com percursos de 42km, 21km, 10km e 5km. Os interessados podem se inscrever através dos sites maratonainternacionaldejoaopessoa.com e race83.com.br. A expectativa é de que pelo menos cinco mil participantes participem do evento.
Os cinco primeiros colocados de cada percurso receberão troféu mais premiação em dinheiro. Ao todo serão mais de R$ 130 mil distribuídos para as categorias geral masculino e feminino de cada uma das quatro distâncias, além da premiação para servidor público municipal, nos 5km, além de Pessoa com Deficiência Cadeirante e Não Cadeirante também nos 5 km. O valor supera o do ano passado, quando foram distribuídos cerca de R$ 80 mil em premiação.
O secretário de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa, Kaio Márcio, falou sobre mais essa edição da maratona. “Uma prova consolidada nacionalmente, com grandes atletas, com recorde de público a cada ano. Uma prova que além de ser a maior da cidade, é referência no Nordeste e pode apostar que será ainda mais bonito do que foi no ano passado”.
A advogada Roberta David, 40, está treinando há três meses para realizar a maratona. Os 42 quilômetros de prova estão sendo encarados com a seriedade de quem sabe das dificuldades que irá enfrentar, por isso os treinos têm sido intensos. “Corrida e musculação três vezes por semana e natação duas. Atualmente o foco é fortalecer a musculatura para aguentar as horas de maratona já que o percurso é bastante desafiador e as ladeiras dos últimos quilômetros dessa prova provocam muitas desistências”.
Ano passado Roberta estreou na maratona internacional fazendo os 21 quilômetros. “Como foi a minha primeira participação, a colocação não foi o meu foco, mas o fato de terminar a prova bem. De lá para cá venho melhorando muito a marca dos 21 km e cheguei inclusive a participar de uma ultramaratona trail na modalidade meia, 25km, ficando em quarto lugar geral”.
Claudio Lira está animado. Para o professor da rede pública, a maratona, além de ser uma oportunidade de praticar a corrida de rua, é também um momento de confraternização. “Podemos dizer que além de um momento de lazer, já que a corrida proporciona saúde e bem-estar, a maratona é responsável ainda por novos contatos e conexões. É uma maneira muito bacana de se começar o dia”, adiantou o corredor que vai competir na prova de 10 quilômetros. “Na primeira eu participei e fiz uma boa prova. Mas nessa espero chegar entre os 10 primeiros pelo menos”.
A 3a Maratona Internacional Cidade de João Pessoa é promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e Trcrono Eventos Esportivos.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 6 de julho de 2023.