A sede de A União recebeu, na manhã de ontem, uma visita ilustre. Trata-se de Silvana Fernandes, primeira mulher brasileira a conquistar medalha paralímpica no parataekwondo e medalhista de bronze nos Jogos de Paris 2024. No próximo domingo (29), os leitores poderão acompanhar uma reportagem especial com a esportista na seção de Esportes.
“Eu estou muito feliz. Cheguei aqui, fui muito bem acolhida, me surpreendi, porque, às vezes, a gente vê o jornal, mas não vê toda uma estrutura que tem por trás dele. E é uma estrutura assim magnífica, que iluminou meus olhos na hora que eu entrei aqui. Quero parabenizar também a todos; eu acho que só existe um jornal quando tem toda uma equipe bem organizada e bem estruturada como eu vi aqui e fazendo esse trabalho gigantesco. O grande papel do jornal é justamente este: não deixar as histórias esquecidas, não deixar as pessoas serem esquecidas. Então ele vem com esse papel de formalizar tudo, deixar escrito para que o mundo, nossa Paraíba, conheça as pessoas importantes aqui e que se tornem história. Eu estou muito feliz de ter conhecido os bastidores e pode ter certeza que eu vou sair daqui com uma grande experiência”, descreveu ela.
Durante a passagem pelos setores do local, a paraibana natural de São Bento foi acompanhada por William Costa, diretor de Mídia Impressa da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). Para ele, a vinda da atleta demonstra a intenção desse veículo comunicacional de sempre buscar a divulgação dos feitos e da história dos personagens do esporte paraibano.
“A nossa linha editorial no campo específico de Esportes, tão bem conduzida pelo jornalista Geraldo Varela, sempre teve essa preocupação de mostrar a diversidade esportiva, não se concentrar, especificamente, no futebol, por exemplo, que é muito predominante, mas mostrar todas as tendências do esporte da Paraíba e do Brasil, taekwondo por exemplo, enfim, todas as modalidades esportivas têm espaço no jornal, e isso é muito importante porque, de certa forma, democratiza”, iniciou William.
“É muito difícil para um atleta que participa de uma certa modalidade esportiva não ver esse trabalho que é feito por ele, e pela equipe, tendo alguma repercussão social ou tendo a devida repercussão social em virtude de uma cobertura jornalística imparcial, isenta e feita com a maior competência possível, então, essa nossa linha editorial tem essa preocupação. Hoje, especialmente, é um dia muito feliz aqui para a empresa porque estamos recebendo a nossa medalhista paralímpica Silvana Fernandes, porque os atletas, de maneira geral, sempre têm boas histórias para contar, inclusive em alguns capítulos tristes. Não estou dizendo que é um caso específico dela, mas nosso país ainda é de muitas desigualdades, e alguns atletas sentem uma enorme dificuldade: além dos desafios físicos, a dificuldade de ter acesso a bons treinadores e toda aquela estrutura que faz com que o atleta consiga desenvolver todo seu potencial”, acrescentou ele.
Ao fim da visita, Silvana recebeu das mãos do diretor de Mídia Impressa da EPC, como lembrança, um exemplar da coleção Paraíba na Literatura, produzida pela Editora A União. Entre os diversos nomes paraibanos citados, a obra literária contempla, também, a temática feminina, à qual a taekwondista é bastante ligada.
“Tive a felicidade de ouvir o testemunho de uma pessoa que espontaneamente falou da importância de um grande trabalho que ela vem desenvolvendo, e suas vitórias, para incentivar os filhos dessa pessoa, é um exemplo muito importante para as novas gerações, para quem pratica esporte, específico de taekwondo ou de qualquer outra modalidade. Então é um dia muito especial recebê-la aqui e comungar da sua vitória”, finalizou William Costa.
Atual número 1 do ranking mundial na categoria até 57 kg, Silvana Fernandes conquistou seu segundo bronze paralímpico em Paris, ao vencer a atleta Kamilya Dosmalova, do Cazaquistão, pelo placar de 28 a 2. Nos Jogos de Tóquio 2020, quando o taekwondo se tornou modalidade paralímpica, ela subiu ao pódio após derrotar a turca Gamze Gurdal.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de setembro de 2024.