copa brasil de kart

Motores já roncam no Paladino

publicado: 19/07/2024 11h27, última modificação: 19/07/2024 11h27
Pilotos de várias partes do Brasil elogiam o Circuito Paladino; disputas para valer começam amanhã
2024.07.18_copa brasil de kart © roberto guedes (9).JPG

O dia de ontem foi reservado para os treinos livres e muitos pilotos, jovens e veteranos, aceleraram no Circuito Paladino, uma pista bastante elogiada pelos participantes da Copa Brasil | Fotos: Roberto Guedes

por Camilla Barbosa*

Realizada desde 1999, a Copa Brasil de Kart chegou, neste ano, a sua 25a edição. O local que tem sediado a competição, determinado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), sua organizadora, é o Circuito Internacional Paladino, localizado no Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa.

A última vez em que o Paladino recebeu a segunda maior competição do kartismo nacional foi em 2017, pouco mais de um ano depois de ser inaugurado. De lá pra cá, melhorias foram feitas para receber, pela segunda vez, o evento, que foi realizado no ano passado no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina.

De acordo com o presidente da Federação de Automobilismo do Estado da Paraíba (Faep), Otávio Ribeiro Coutinho Sobrinho, a realização de mais uma edição deste campeonato em solo paraibano é um dos sinais da evolução do automobilismo no estado, que é viabilizada, também, através do apoio da CBA.

“Nós estamos com grande apoio da CBA, principalmente aqui, na região Nordeste, onde está sendo desenvolvido um trabalho gigantesco em cima do kart, principalmente com escolas que estão preparando essa meninada da categoria mirim e cadete. Nós estamos chegando a esse patamar, evoluindo, crescendo, coisa que nós não tínhamos no passado, para um evento em nível nacional, nós não conseguíamos chegar nem a 300 inscrições. Mas, hoje, nós ultrapassamos mais de 300”, pontuou.

Já o diretor administrativo do Circuito Internacional Paladino, Luciano Wanderley, defende que a estrutura e a organização do local, que é um dos mais renomados da América Latina, são diferenciais suficientes que justificam a escolha dele como ambiente ideal para a realização da competição.

“Eu acredito que nossa estrutura é de primeiro mundo, nós somos um kartódromo bem conceituado, homologado pela FIA, na última edição de 2016 já teve uma organização impecável, em 2022 também tivemos um outro campeonato nacional, que foi o Brasileiro de Kart, então, nada mais justo que a gente rever essa competição aqui, no Paladino, porque nossa estrutura está bem preparada, está bem equipada para receber pilotos de todo o Brasil”, pontuou.

Outro fato que chama a atenção é a quantidade de pilotos ‘forasteiros’ na competição. Grande parte dos mais de 300 inscritos que estão na disputa de 24 títulos vem de outros estados, como é o caso do piloto da categoria Mirim, Igor Ohpis, de oito anos.

Natural de Curitiba, no Paraná, o garoto começou a treinar com cinco anos e meio e fez sua primeira competição já aos sete anos, quando conquistou o vice-campeonato paranaense, no ano passado. Essa é a primeira vez que ele, acompanhado pelo pai, Rafael Ohpis, está em um campeonato na região.

“A gente vem treinando há tempo já, e surgiu essa oportunidade de fazer a Copa aqui, no Nordeste, primeira vez que a gente viaja tão longe para fazer uma corrida, muita gente ajudou a gente também para chegarmos aqui, trazendo kart, mecânicos, tudo mais, mas a pista é fantástica, estrutura muito boa”, destacou Rafael.

Outro jovem piloto, Pietro Belizario, também de oito anos, vem de São Paulo e vai brigar pelo título da categoria Mirim e Mini 2T. Seu chefe de equipe, Daniel Ramalho, explica que o período pré-campeonato é fundamental para chegar bem à disputa, e ainda elogiou a estrutura do kartódromo paraibano.

“Acho que já é o quarto evento grande que a gente faz aqui no Paladino, a pista é fantástica, o lugar é bem gostoso, bem agradável, então, é sempre bom vir competir aqui. A gente sempre treina muito em São Paulo, mas a gente procura vir pra cá e treinar antes da competição que é para ter o primeiro contato com a pista, testar os equipamentos, ensinar o traçado aos pilotos, então, a gente faz uma preparação prévia para chegar aqui o mais preparado possível para o evento”, disse.

A Copa Brasil de Kart também contará com a presença do experiente piloto Rodrigo Piquet (sobrinho de Nelson Piquet), que está na briga pelo título Shifter Kart Graduado, categoria da qual ele é o atual campeão.

“A pista de Paladino é uma das melhores pistas do Brasil, sem dúvida. A organização aqui sempre é excelente, a federação daqui sempre está de parabéns. A CBA também, nesses últimos anos, tem crescido muito com o esporte, a cada ano a gente vê mais pilotos correndo, então, está tudo muito perfeito”, elogiou Piquet.

Seguindo a programação oficial da Copa, que iniciou na última quarta-feira, durante a manhã e a tarde de ontem, foram realizados os primeiros treinos livres. As disputas referentes ao Grupo 1, iniciam amanhã, com Mirim, Cadete, Júnior Menor, OK Júnior FIA, OK FIA, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master/60+, Super F4 e Shifter Kart na pista. As finais para tais categorias acontecerão neste domingo, dia 21 de julho, e serão transmitidas ao vivo no canal do Youtube CBA BRKart.

Já de 23 a 27 de julho, acontecerão as disputas referentes ao Grupo 2, que incluem as categorias F4 Júnior, F4 Graduado, Mini 2T, Júnior, Graduado, Novato, Sênior Am, Sênior Pro, Super Sênior e Super Sênior Master/60+.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de julho de 2024.