Notícias

Mundial tem início com o jogo Rússia x Arábia Saudita, nesta 5ª-feira

publicado: 14/06/2018 00h05, última modificação: 14/06/2018 09h19
COPA 2018.jpg

De 14 de junho a 15 de julho os melhores craques do planeta estarão desfilando em busca da conquista do título - Foto: Divulgação

tags: copa do mundo , rússia , arábia saudita , abertura


EFE

Rússia e Arábia Saudita abrirão nesta quinta-feira (14) a Copa do Mundo, em duelo marcado para começar ao meio-dia, no Estádio Luzhniki, em Moscou, envolvendo duas seleções cujos torcedores têm mais desconfiança do que qualquer outro sentimento.

O jogo é válido pelo grupo A da competição, que ainda conta com Egito e Uruguai. O duelo entre as equipes de Mohamed Salah e Luis Suárez acontecerá um dia depois a primeira partida do Mundial, no Estádio Central, em Ecaterimburgo.

Os russos chegam para a Copa em meio a uma sequência de sete jogos sem vitórias. A última vez que os comandados por Stanislav Cherchesov deixaram o gramado com resultado positivo foi em 7 de outubro do ano passado, em confronto com a Coreia do Sul, que terminou com placar de 4 a 2.

Desde então, os anfitriões do torneio perderam quatro vezes, para Argentina, Brasil, França e Áustria, e empataram com Irã, Espanha e Turquia, esse último jogo, disputado no dia 5 deste mês. O placar de 1 a 1 aumentou as críticas ao time e ao comando.

Os maus resultados da seleção, inclusive, fizeram celebridades da Rússia iniciarem uma campanha em defesa de Cherchesov, denominada “O Bigode da Esperança”. Segundo enquete realizada recentemente pelo jornal local “Sport Express”, dois terços dos votantes não acredita em classificação às oitavas de final.

Uma nova eliminação nos grupos manteria o retrospecto russo, que, dsede a desintegração da União Soviética, não conseguiu estar entre os 16 melhores. Em três participações, em 1994, 2002 e 2014, o ‘Sbornaya’, como é conhecido o time nacional, não conseguiu passar da primeira etapa.

A Arábia Saudita, por sua vez, retorna ao torneio após 12 anos, já que a última participação foi na Alemanha, em 2006, quando se despediu na fase de grupos, repetindo o desempenho das duas edições anteriores. O melhor desempenho segue sendo de 1994, com classificação às oitavas de final.

Os Falcões Verdes desembarcaram na Rússia como incógnita, pois, mesmo os três jogadores que atuam na Europa, os meias Yahia Al Shehri (Leganés), Salem Al Dawsari (Villarreal) e o atacante Fahad Al Muwallad (Levante), são desconhecidos do grande público.

O comando caberá ao argentino naturalizado espanhol Juan Antonio Pizzi, que sucedeu o compatriota Edgardo Bauza, ex-São Paulo, em 28 de novembro do ano passado, pouco depois do término das Eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo.

Todos os olhos voltados para a abertura da Copa

Bilhões de torcedores vão estar com os olhos voltados para Moscou quando acontecer a abertura de mais uma Copa do Mundo de Futebol. Mas a cerimônia de abertura no Estádio Lujiniki não terá pompa nenhuma e sim apresentações musicais a partir das 11h30 (horádio de Brasília), meia hora antes de Rússia e Arábia Saudita entrarem em campo. de 14 de junho a 15 de julho estarão desfilando nos gramados russos as maiores estrelas do futebol mundial. A festa de hoje terá a presença do cantor britânico Robbie Williams, da soprano russa Aida Garifullina e do penta-campeão do mundo, o brasileiro Ronaldo.

Neste ano, bem curta, a abertura focará nos shows de música. O cantor Robbie Williams afirmou que se apresentará com “uma mistura, um banquete de meus maiores sucessos”, junto com a soprano russa Aida Garifullina, mas sem seu hit “Party Like A Russian”. “Eu adoraria cantar ‘Party Like a Russian’, mas infelizmente me pediram para não fazer”, disse.
Na faixa de 2016, o britânico canta “é necessário um certo tipo de homem com um certo tipo de reputação, para aliviar o dinheiro de uma nação inteira”. No videoclipe da música, bailarinas rodopiam ao redor de Williams em um cenário luxuoso. Os meios de comunicação pró-Kremlin foram críticos ao cantor, que respondeu no Twitter que “essa música definitivamente não é sobre o Sr. Putin.”.

A capital Moscou, da Rússia, será o palco para o maior evento de futebol do mundo. O estádio Luzhniki foi o escolhido para abrir e encerrar o evento, já que é o estádio mais famoso e mais estruturado para receber milhares de pessoas de todo o mundo.

O goleiro espanhol Iker Casillas será um dos participantes da cerimônia ao lado de Roberto Fenômeno na abertura da Copa do Mundo de 2018.

Casillas, que estará acompanhado da modelo russa Natalia Vodianova, será o encarregado de levar o troféu do torneio a campo minutos antes do apito inicial do duelo entre Rússia e Arábia Saudita, partida que abre a competição.

O goleiro do Porto é campeão mundial de 2010 e está na Rússia para comentar a competição para uma televisão mexicana. Além disso, dará uma palestra na Universidade Estatal de Moscou, onde vai se reunir com Xavi Hernández, seu ex-companheiro de seleção.