Notícias

world beach games

Natação e futevôlei reúnem centenas de atletas em João Pessoa

publicado: 14/10/2025 09h17, última modificação: 14/10/2025 09h17
WhatsApp Image 2025-10-13 at 10.36.29.jpg

Josy e Ray foram campeãs no TAFC | Foto: Divulgação/TAFC

por Camilla Barbosa*

O último fim de semana foi movimentado na orla pessoense. Pelo Paraíba World Beach Games, no domingo, (12) foi finalizado o TAFC, torneio de futevôlei que iniciou na quinta-feira (9); e realizado o Rei e Rainha do Mar, evento que reuniu centenas de atletas amadores e profissionais em provas de natação no mar, corrida na areia e beach biathlon.

A paraibana Josy foi campeã do TAFC, ao lado da parceira Ray. O título na categoria profissional na edição de número 50 do campeonato foi conquistado ao vencerem Rafinha e Amanda na final, por 2 a 0, parciais de 19/17 e 18/6.

Radicada no Rio de Janeiro há mais de 15 anos, mas natural de Mulungu, no interior da Paraíba, Josy comemorou a oportunidade vitoriosa jogando em casa. “É uma emoção jogar aqui pela primeira vez. São 17 anos querendo uma competição na minha terra. Esse título não é meu, é nosso. Representei muito bem o meu estado e torço para que o esporte cresça, aqui, cada vez mais”, disse a tricampeã mundial.

Já o Rei e Rainha do Mar teve a participação da atleta olímpica Etiene Medeiros, primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação. Ela nadou os 2.000 m e levou 22 jovens do Instituto Etiene Medeiros, de Pernambuco, para competirem pela primeira vez no evento. “Hoje, foi um dia muito especial para o Instituto, de estar aqui presente com esses jovens, trazendo-os para um meio que eles nunca tiveram oportunidade de estar. O Rei e Rainha do Mar é uma grande experiência e uma grande lição de vida para todos eles”, relatou Etiene Medeiros.

Os atletas paraibanos também brilharam nas águas da praia de Cabo Branco, com destaque para Júlia Freitas vencedora na prova do challenge 4 km feminino e Marcílio Onofre, que conquistou o título no sprint 1 km masculino.

 “Essa foi a minha primeira prova de Rei e Rainha do Mar, uma competição que eu sempre quis participar e não conseguia ir. Agora, aqui, em João Pessoa, pude competir na minha casa e levar esse título. Foi muito especial estar ao lado dos amigos, família”, completa o paraibano Marcílio.

William Rabay, foi coroado Rei do Mar, nos 2 km | Foto: Divulgação/Feap

Nos 2 km, o destaque masculino foi William Rabay, da Vila Parahyba, campeão geral e coroado o Rei do Mar. Entre as mulheres, Raycca Ribeiro, também da Vila Parahyba, foi a Princesa do Mar, com o 1º lugar geral feminino.

“É uma alegria imensa receber, pela primeira vez, em João Pessoa o Rei e a Rainha do Mar, um evento reconhecido pela sua grandiosidade na América Latina, que chama a atenção não só de quem compete, mas do público. Receber a competição nas nossas praias é mais uma constatação que o Paraíba World Beach Games está consolidado não apenas no nosso estado, mas no Brasil, o que é muito importante para fomentar a prática esportiva, o turismo, a geração de emprego e renda e a movimentação da nossa economia. Por esses resultados já asseguramos a edição de 2026 e eu tenho certeza que a cada ano teremos mais modalidades e mais atletas competindo nas praias da nossa capital”, ressaltou João Azevêdo, Governador da Paraíba.

O próximo evento integrante da programação do Paraíba World Beach Games, os Jogos de Verão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será realizado na próxima sexta-feira (17) e sábado (18). Já no sábado e no domingo (19), acontecem as disputas do Aquarace, que é um torneio de natação pioneiro no mundo com uma piscina dentro do mar, no Bessa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de Outubro de 2025.