Negociação milionária

publicado: 14/06/2024 10h24, última modificação: 14/06/2024 10h24
Pedro Lima, natural de Cabedelo-PB, está sendo vendido ao Chelsea, por R$ 44 milhões, segundo informações do agente do jogador, no Sport
52736912956-908208a4c7-k.jpg

Pedro Lima chegou para o Sport Recife na categoria sub-15 e aos poucos foi se firmando ao ponto de conquistar títulos e mais tarde ser convocado para disputar o Mundial Sub-17 pela seleção | Foto: Igor Cysneiros / SCR

por Danrley Pascoal*

Pedro Lima, natural de Cabedelo, foi vendido pelo Sport-PE para o Chelsea, da Inglaterra, por cerca de R$ 44 milhões, com a possibilidade de chegar a R$ 61 milhões, devido a bônus. A informação foi confirmada pelo agente do jogador Renato Guimarães, segundo informou o ge.pernambuco. O Sport Recife, até ontem, não havia confirmado a transferência.

A negociação é a maior venda da história do futebol do Nordeste. No entanto, esta não é a maior transação envolvendo jogadores paraibanos, quando saiu do Zenit-RUS para o  Shanghai SIPG-CHI, Hulk foi comprado por cerca de R$ 204 milhões.

A venda de Pedro Lima envolve empréstimo ao Strasburgo, da França, já que o lateral-direito não possui visto de trabalho para atuar no futebol inglês. Ele chegou ao time profissional do Sport no início do ano, após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Campeonato Pernambucano de 2024 foi seu primeiro título na equipe principal.

Pedro atua no time pernambucano desde o sub-15, categoria que foi campeão estadual, depois seguiu para o Mundial Sub-17, onde também venceu o Campeonato Pernambucano. Em 2023, ele foi convocado para a Copa do Mundo Sub-17, titular daquela seleção, deu uma assistência em cinco jogos realizados.

Maurício Cabedelo, secretário de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura Municipal de Cabedelo, concedeu entrevista ao Jornal A União e elogiou o jovem paraibano. O gestor acompanhou o início da carreira de Pedro Lima.

“Ele ficou conhecido na cidade pela participação nos jogos escolares e nos campeonatos de bairro. Isso despertou o interesse de um empresário que o levou para o Sport, onde ele foi subindo de categoria, até surgir esse fenômeno do futebol brasileiro. Para nós, é uma grata surpresa. A gente fica na torcida para que ele consiga demonstrar tudo que tem de melhor”, disse Maurício.

Bônus na negociação

Com a negociação podendo ser concretizada somente a partir de 1o de julho, quando o lateral-direito completará 18 anos, Sport e Chelsea ainda discutem como serão os dispositivos de bônus, que podem fazer Pedro Lima render mais R$ 17 milhões ao clube de Recife. A intenção é de que convocações para a seleção e participações em competições internacionais possam gerar acréscimos no valor inicialmente pago pelo time inglês.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de junho de 2024.