Notícias

taekwondo

Netinho vai em busca da vaga olímpica

publicado: 15/03/2024 10h27, última modificação: 15/03/2024 10h27
Paraibano é convocado para disputar o Pré-Olímpico das Américas entre os dias 9 e 10 de abril, em Santo Domingo
IMG-20240314-WA0117.jpg

Netinho, à direita, pode ser o primeiro paraibano a conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris | Foto: Arquivo pessoal

por João Thiago*

Edival Pontes, o Netinho, lutador de taekwondo paraibano foi selecionado pela Confederação Brasileira de Taekwondo para disputar o Pré-Olímpico das Américas, que acontece entre os dias 9 e 10 de abril na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana.

Vice-campeão mundial em 2022, o lutador brasileiro possui quatro medalhas em Grand Prix e dois ouros em Jogos Pan-Americanos: um no individual em Lima-2019 e um no torneio por equipes de Santiago-2023, ao lado de Paulo Melo e Maicon Andrade. Ele luta na categoria até 68 quilos.

Netinho conquistou o direito de disputar a vaga no Pré-Olímpico após o Canadá Open e o US Open. Ele conquistou a prata nos dois torneios. Com os bons resultados do ano passado, no Pan-Americano, os dirigentes do taekwondo brasileiro resolveram apostar no atleta paraibano, que já teve uma passagem olímpica, em 2021, em Tóquio.

“Não foi uma participação memorável. Fui eliminado na primeira fase, mas acredito que agora, mais maduro, mais preparado, eu consiga mudar essa história e trazer um grande resultado para o país. Vou me preparando cada vez mais para conseguir trazer este resultado e fazer história”, afirmou o atleta.

Seleção

Além de Netinho, outro atleta convocado foi o jovem Henrique Marques, 20o colocado no ranking olímpico, na disputa da chave até 80kg. No Canadá Open ele levou um ouro e no US Open, uma prata. Os dois torneios, os mais importantes do início do ano, foram um dos critérios usados pela CBTKD para a escolha dos representantes brasileiros.

Outro critério importante na decisão da confederação foi “a análise de dados técnicos e projeções de chaves apresentados pelo analista de desempenho, assim como os dados físicos e de saúde apresentados pela preparadora física e pela médica”, afirmou o órgão, em nota.

No feminino, a jovem Maria Clara Pacheco, de apenas 20 anos de idade, disputará a chave para as atletas até 57kg. Medalhista de bronze no último Mundial e prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, ela buscará ser a segunda atleta classificada pelo Brasil, já que Caroline “Juma” dos Santos garantiu seu lugar na chave até 67kg, através do ranking olímpico.

Cada país só pode levar à Paris quatro representantes no total, sendo dois de cada gênero. No feminino, a jovem Maria Clara Pacheco, de apenas 20 anos de idade, disputará a chave

História de vencedor

Netinho está há um ano treinando no Rio de Janeiro, no Diego Team, um dos centros de formação de atletas de excelência no taekwondo no Brasil. Ele representa a Marinha do Brasil nas competições de que participa em todo o mundo, e tem um histórico de títulos importantes. Em 2014 ele foi campeão mundial juvenil de Taekwondo e, ainda, campeão olímpico da juventude. Foi campeão, em 2019 dos Jogos Mundiais Militares e do Pan-Americano de Lima, no Peru. Em 2022 foi vice campeão mundial adulto, e no ano passado ainda conquistou o Pan-Americano de Santiago no Chile por equipe e ainda tem diversas medalhas em Grand Prix.

Netinho está em forma, diferentemente do que imaginava no início do ano, com a cabeça no lugar e pronto para o desafio. “Os resultados que tivemos no ano passado, somado a estas duas medalhas de prata que conquistamos são fatores muito fortes a meu favor”, conclui.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 15 de março de 2024.