Notícias

tabu

No retrospecto, Belo ainda não conseguiu vencer a Ponte Preta

publicado: 07/08/2025 08h56, última modificação: 07/08/2025 08h56
Foto João Neto Botafogo.jpg

Jogadores seguem treinando visando o jogo do próximo sábado | Foto: João Neto/Botafogo

por Danrley Pascoal*

O Botafogo segue se preparando para seu próximo desafio no Campeonato Brasileiro Série C. No sábado (9), o Belo enfrenta a Ponte Preta no Almeidão, às 17h, pela 16ª rodada da competição. O Alvinegro precisa dos três pontos para não entrar no Z4. Neste momento, o time paraibano tem a mesma pontoação do 17o colocado, que é o Anapólis, com 16 pontos.

Raimundo Nóbrega, pesquisador e entusiasta da história do Botafogo, relata que as equipes estiveram frente a frente pela primeira vez no dia 28 de setembro de 1971, data do aniversário do Belo. O confronto ocorreu quando o clube de João Pessoa fez sua primeira viagem de avião, para a disputa do Torneio da Integração Nacional, em Goiás. A competição teve o Atlético-GO como campeão e a Ponte Preta como vice-campeã.

Nesse primeiro duelo registrado, Botafogo e Ponte Preta empataram por 1 a 1, em jogo válido pelas quartas de final do torneio realizado na região Centro-Oeste. Desde então, conforme Raimundo Nóbrega, ocorreram mais duas partidas, ambas valendo pela Série A do Campeonato Brasileiro. A Macaca venceu esses dois jogos, um por 6 a 2, em 1980, no Estádio Moisés Lucarelli, e o outro, realizado em 1986, no Estádio Almeidão, por 4 a 1.

Alto número de derrotas

O Belo registra o maior número de derrotas entre as equipes que estão fora do Z4 na atual edição da Série C. Ao todo, o time perdeu sete jogos, três deles em casa. Apenas Retrô e Itabaiana têm mais (oito). Lanterna, o Tombense também perdeu sete partidas. O desempenho ruim afastou a possibilidade de a agremiação pessoense se classificar para o quadrangular de acesso.

Na edição de 2024, em termos comparativos, o Botafogo perdeu apenas duas vezes na fase classificatória. A equipe da Maravilha do Contorno não foi derrotada atuando dentro do Almeidão. Ainda restam quatro rodadas da fase classificatória do atual torneio para o Alvinegro melhorar esse retrospecto. Não sofrer mais revezes é essencial para garantir a permanência na Terceira Divisão.

Além disso, as quatro vitórias impedirão que a já confirmada pior campanha do clube no atual formato da competição, tendo uma fase classificatória em turno único de 19 rodadas, seja ainda mais desastrosa. Com apenas 16 pontos, o Botafogo chegará aos 28 pontos se somar os 12 restantes. O desempenho contabilizaria um ponto a menos do que em 2022. Os 29 pontos, até então, foram a pontoação mínima conquistada no modelo de disputa vigente. Em 2023, foram 30 pontos somados; já em 2024, 41 pontos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de agosto de 2025.