Notícias

oitavas de final

Nordeste tem sete clubes na Série D

publicado: 12/08/2025 08h52, última modificação: 12/08/2025 08h52
Região lidera o total de equipes na 3a fase, com Maranhão, Santa Cruz, América-RN, Altos, Imperatriz, Central e ASA
SnapInsta.to_529012566_1318627669876722_2132830572379702689_n (2).jpg

O América-RN se impôs diante da Juazeirense ao vencer por 2 a 0 na Arena das Dunas | Foto: Divulgação/América-RN

por Redação*

Maranhão, Central, Imperatriz, América-RN, Altos, Santa Cruz, Manauara, ASA, Aparecidense, Goiatuba, Rio Branco, Inter de Limeira, Mixto, Cianorte, Ceilândia e Barra são as equipes que avançaram para as oitavas de final da Série D, após os jogos do fim de semana. Clubes tradicionais, como Portuguesa, Sampaio Corrêa e Joinville, ficaram no meio do caminho. O Nordeste é maioria, com sete clubes. O Sul tem dois clubes, o Norte tem um, o Centro-Oeste tem quatro e o Sudeste tem dois.

Os próximos confrontos já estão definidos, também com partidas de ida e volta. Confira os confrontos que valem vaga nas quartas de final: Maranhão x Central, Imperatriz x América-RN, Santa Cruz x Altos, Manauara x ASA, Goiatuba x Aparecidense, Rio Branco x Inter de Limeira, Cianorte x Mixto e Ceilândia x Barra.

O Maranhão ganhou a vaga apesar de perder para a Tuna Luso, por 2 a 0, em Belém. Antes, em São Luís, havia vencido por 4 a 1. A Tuna sai da competição com uma marca importante: foi a única equipe que venceu todos os seus jogos em casa.

A classificação do Central foi dramática. Venceu o Lagarto em casa, por 1 a 0, no primeiro jogo, e, na volta, perdia para o rival por 2 a 1 até o último minuto, quando arrancou o empate (2 a 2) e selou a vaga no Barrettão, em Sergipe.

Também não foi fácil a missão do Imperatriz. Fora de casa, havia derrotado o Manaus, por 2 a 0. No sábado (9), como mandante, perdeu pelo mesmo placar, e a definição teve de ir para as cobranças de pênaltis, quando a equipe maranhense fez 5 a 3.

O América-RN passou pela Juazeirense no último domingo (10): 2 a 0, na Arena das Dunas, com ótima presença de sua torcida. Antes, na Bahia, a outra partida terminou 1 a 1.

A classificação mais tranquila foi a do Altos. Tinha goleado o Independência por 5 a 1, no Acre, e, no segundo jogo, no sábado, em casa, venceu por 3 a 1.

Outro confronto que mexeu com o coração dos torcedores foi Santa Cruz x Sergipe. Em Aracaju, uma semana atrás, o time da casa ganhou por 2 a 1. No Arruda lotado, no sábado, o Santa devolveu o placar. Nos pênaltis, a equipe pernambucana levou a melhor: 5 a 4.

Já o Manauara é o único representante do Norte nas oitavas. Depois de um empate (1 a 1) com o Sampaio Corrêa, em São Luís, passou pelo adversário em casa, no sábado, com o placar de 1 a 0.

O ASA é outra equipe do Nordeste que avançou na competição, com duas vitórias sobre o Ferroviário: 1 a 0 fora de casa e 2 a 0 no sábado, em Arapiraca.

Dona do melhor ataque da competição, a Aparecidense eliminou o Maricá-RJ. Tinha vencido o primeiro jogo, no Rio, por 2 a 1, e conseguiu a classificação com um empate, em casa: 2 a 2.

Outra equipe de Goiás a passar de fase, o Goiatuba superou o São José. Primeiro, houve empate por 1 a 1, em território goiano. No domingo, no Rio Grande do Sul, o Goiatuba venceu o São José por 2 a 1.

Com autoridade, o Rio Branco chegou às oitavas. Na semana passada, arrancou empate (0 a 0) com a Luverdense, no campo do adversário. Nesse sábado, ganhou por 3 a 0, no Kleber Andrade.

A Inter de Limeira foi o único paulista a passar às oitavas. Deixou para trás o Marcílio Dias. Empate por 0 a 0 em Santa Catarina e vitória da Inter por 2 a 1 no sábado, em Limeira. Numa disputa emocionante, o Mixto fez bonito e tirou do páreo a Portuguesa. No primeiro jogo, em Cuiabá, vitória do Mixto por 1 a 0. No sábado, a Lusa ganhou por 1 a 0, no Canindé, e levou a definição da vaga para os pênaltis — 4 a 3 para a equipe do Centro-Oeste depois de algumas reviravoltas.

No confronto entre Joinville e Cianorte, o time paranaense se sobressaiu. Após empate (1 a 1) em Joinville, o Cianorte goleou o rival por 4 a 0, em casa.  E o Distrito Federal também terá representante nas oitavas. Trata-se do Ceilândia, que eliminou o Água Santa: 1 a 1 em São Paulo e, no sábado, vitória do Ceilândia por 1 a 0, diante de sua torcida. O Barra confirmou o bom momento e superou o Cascavel nas duas partidas: 1 a 0 fora de casa e 3 a 0 no sábado, em Santa Catarina.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de agosto de 2025.