Marcos Lima
O recém-nomeado e empossado secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB), Bruno Roberto, garantiu na tarde da última sexta-feira que dará continuidade às ações e programas já em execução, incrementando-os se possível. Bruno afirmou também que irá elaborar novos projetos que possam fomentar e estimular ainda mais esse segmento no nosso Estado. Natural de Campina Grande e aos 29 anos de idade, o secretário disse que a política esportiva do Governo voltada para o desporto paralímpico tem forte cunho social.
“Precisamos ter a concepção de que além de aspectos relacionados à saúde e a revelação de novos atletas, estes programas tem forte cunho social, e diante dessas características possuem especial caráter estratégico, nos impondo um olhar diferenciado para o segmento”, afirmou Bruno Roberto.
Ainda sobre o desporto paralímpico, o secretário afirmou que já existem ações de valorização desses atletas, a exemplo dos Jogos Paraescolares, do Paraíba Paralímpica, e dos Jogos Paralímpicos da Paraíba, que estão acontecendo e foram abertos oficialmente na última sexta-feira, na Vila Olímpica. “Procuraremos dar maior amplitudes a estas e criar outras ações que gerem maior estímulo ao deporto paraolímpico”, disse o secretário.
O novo secretário de esportes enalteceu a importância do Programa Gol de Placa para com os clubes da primeira divisão do Campeonato Paraibano de Futebol Profisisonal. “O Gol de Placa é extremamente importante para contribuir com o futebol profissional aqui da Paraíba através de renúncia fiscal. E recentemente, a partir de 2014, o programa foi reformulado, onde o torcedor também foi contemplado, podendo trocar nota fiscal por ingresso.
"Outro fator positivo na mudança foi a inserção dos times que disputam a Copa do Nordeste, que até então, se limitava apenas ao Campeonato Paraibano, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro”, alegou ele.
Bruno Roberto elogiou a Vila Olímpica Parahyba, no Bairro dos Estados, em João Pessoa, que, nos últimos meses tem recebido seleções campeãs mundiais para treinamentos. “Essa é uma prova inequívoca de que a Paraíba está apta a receber grandes eventos esportivos. É importante registrar que o complexo Vila Olímpica Parahyba, foi totalmente reformada pelo Governo do Estado e entregue em 2015. Nesse pequeno intervalo de tempo, já estiveram lá treinando, as seleções russa e brasileira de nado sincronizado e ainda a norte-americana e alemã de saltos ornamentais, isso mostra o quanto o esporte avançou aqui na Paraíba. Essas seleções estarão voltando agora no mês de julho, para realizarem seus últimos preparativos rumo às Olimpíadas”.
Em relação aos atletas da Paraíba que estarão disputando os Jogos Olímpicos 2016, o secretário estadual de esporte se disse bastante otimista por um bom desempenho dos representantes do Estado na competição. “Indiscutivelmente, estes atletas apresentam grande potencial e haverão de nos representar com extrema competência, levando a nossa imagem e referências aonde quer que estejam. Reavivando a história, lembramos que três paraibanos na história das Olimpíadas já conquistaram medalha. Em 88, Mazinho, no futebol, em Seul. No ano de 2000, José Marco, em Sidnei, no vôlei de praia e em 2012, Hulk, no futebol. Kaio Marcio é uma grande referência na natação mundial e já conquistou mundial e pan- americanos, mas ficaremos na torcida para que ele consiga, aqui no Brasil, a medalha nas Olimpíadas. Já Andressa, Jucilene e Jailma, são destaques nacionais e internacionais no atletismo e portanto, reitero, a Paraíba, está sim, bem representada no evento”, afirmou.
Por fim, o secretário Bruno Ricardo assegurou que já se familiarizou com toda a estrutura administrativa da Sejel-PB e que a ordem agora é trabalhar. “Realizado este primeiro contato com toda a estrutura administrativa da secretaria, vamos traçar um planejamento de longo prazo, onde fixaremos as metas e programaremos ações, sempre voltadas a melhoria das condições da nossa juventude bem como, procurando valorizar e fomentar o esporte, profissional e amador, em nosso Estado da Paraíba “, concluiu.