corrida vai reunir vários atletas no conde

publicado: 22/03/2024 09h00, última modificação: 22/03/2024 09h00
Primeira etapa do Paraibano terá competidores de cinco estados e do Distrito Federal e conta com a participação de 105 homens e 55 mulheres de 10 a 70 anos
corrida de orientação_atleta rayane duarte_foto luiz fernando   (1).jpg

A orientação é uma modalidade desportiva que utiliza a natureza como campo de prova, e o objetivo é passar por todos os pontos de controle (PCs) marcados no terreno | Foto: Luiz Fernando/Divulgação

por Danrley Pascoal*

No próximo domingo (24), ocorrerá a 1a Etapa do Campeonato Paraibano de Orientação 2024. A competição, que terá atletas de cinco estados brasileiros e do Distrito Federal, contará com a presença de 160 competidores, 105 homens e 55 mulheres, com idades entre 10 e 70 anos. O evento acontecerá em um hotel fazenda, situado no Conde. A concentração inicia às 7h, quando os participantes farão o credenciamento e receberão o material de prova.

Suenia Miliano, vice-presidente da Federação Paraibana da modalidade, explicou um pouco sobre como será o evento. Segundo ela, serão 41 categorias disputando a primeira etapa da competição estadual, os atletas estarão subdivididos em novatos, bravos, alpha e elite. “Às 7h30 de domingo (24), após o credenciamento, haverá um briefing de orientação sobre o percurso e regras a serem seguidas, os primeiros competidores devem largar a partir das 8h”, disse a diretora geral desta etapa do campeonato.

A prova contará com atletas da Paraíba, Goiás, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Distrito Federal. Suenia falou das dificuldades que a corrida de orientação tem enfrentado para se fortalecer no cenário esportivo. No caso da Paraíba, alguns atletas têm conseguido destaque ao competir em nível regional, em campeonatos como o Troféu Cerrado.

“A orientação, apesar do tempo que já acontece na Paraíba, são 18 anos, é um esporte  que muitos ainda veem como amador. Se você perguntar, muita gente vai dizer que não conhece. As redes sociais têm ajudado bastante, antes a divulgação ficava mais no boca a boca, via e-mail e via convites. Esperamos que o esporte realmente cresça e tenha a proporção de um esporte olímpico”, ressaltou.

Terrenos desconhecidos são o grande desafio

A orientação é uma modalidade desportiva que utiliza a natureza como campo de prova. O objetivo da competição é passar por todos os pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola, na sequência estabelecida. Além de marcar corretamente o cartão de controle e preservar a natureza. “Como todo o esporte, a orientação requer que o atleta esteja bem fisicamente e mentalmente. É necessário que tenha uma noite tranquila e que durma bem antes das provas. Ele vai usar muito o raciocínio, estará trabalhando constantemente com a mente para fazer sempre a melhor escolha de rota. Por isso, tem que se preparar muito”, explica Suenia.

Rayane Duarte, de apenas 11 anos, já vem se destacando na modalidade e conquistou títulos em 2023 | Foto: Luiz Fernando/Divulgação

A orientação consiste em escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio. Cada participante deve se orientar e decidir por quais trajetos realizará o percurso, sendo que os PCs são previamente determinados no mapa. Isso exige habilidades tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomada de decisão rápida, corrida em terreno natural variado, manutenção do controle da distância percorrida etc. O mapa precisamente todos os detalhes da vegetação, relevo, hidrografia, rochas e construções feitas pelo homem etc. A atleta Rayane Duarte, de 11 anos, é um dos destaques, já que é campeã brasileira  sprint, na categoria bravo, como também da Copa Nordeste,  em de orientação é um mapa topográfico detalhado, onde é traçado o percurso que o atleta tem que percorrer e são locados 2023.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de março 2024.