Notícias

inclusão social

Paraciclismo é o destaque de 2025

publicado: 26/12/2025 10h30, última modificação: 26/12/2025 10h30
Federação Paraibana faz balanço positivo da temporada e já projeta a disputa da Copa Norte/Nordeste em 2026
prova-de-ciclismo-joao-pessoa.jpg

A Paraíba tem recebido competições de alto nível e enviado atletas para outras disputas fora do estado | Foto: Divulgação/Secom-JP

por Camilla Barbosa*

A temporada anual do ciclismo paraibano já foi encerrada, e toda a comunidade estadual envolvida na modalidade comemora os marcos alcançados durante o ano. Uma das responsáveis pelo crescimento desse esporte é Marinez Leite, presidente da Federação de Ciclismo da Paraíba (FPC), que, em conversa com o jornal A União, destaca os principais avanços até aqui e as expectativas para a próxima temporada.

“Estamos bem satisfeitos porque sabemos que concluímos o ano de forma bem melhor do que o ano anterior. Então, isso, para a gente, já é um grande objetivo que conseguimos atingir”, inicia Marinez. “Nós tivemos quatro campeonatos, divulgamos o ranking com os melhores do Estadual de provas que aconteceram em diversas cidades da Paraíba, de João Pessoa ao Sertão; nós tivemos provas e provas bem consagradas, tanto de Estrada como de Downhill, de MPB e BMX”, complementa ela. 

Marinez Leite comemora feitos alcançados nesta temporada no ciclismo paraibano e trabalha para que a base seja mais fortalecida, principalmente nos Jogos Escolares | Foto:Reprodução /Instagram @fpc.br

A dirigente ainda ressalta o protagonismo que a Paraíba tem desempenhado, sobretudo por receber competições nacionais e por enviar atletas locais a eventos sediados em outras partes do país.

“Ao longo do ano, nas diversas modalidades, nós tivemos atletas que puderam sair do estado e ir para outros estados competirem em provas de ranking nacional e campeonatos nacionais. Nós tivemos, por fim, a última etapa do Paraibano com a prova do Cabra da Peste, que tem uma pontuação altíssima, e nós tivemos atletas de vários estados do Brasil, porque eles vieram em busca de pontoação para concluir o ranking nacional”, pontua Marinez.

Inclusão social

Uma das modalidades fortalecidas neste ano foi o paraciclismo, que é destinado a pessoas com deficiência. “A gente conseguiu inserir no nosso calendário uma etapa de uma prova de paraciclismo com ranking nacional, a Copa Brasil de Paraciclismo de Estrada, onde nós também tivemos não só os atletas locais, como atletas de outros estados do Brasil que vieram participar. Sem contar também a parceria que nós conseguimos realizar com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, o Comitê Olímpico e a Confederação Brasileira de Ciclismo, com a aquisição de bicicletas para termos a primeira escola de paraciclismo do Brasil. A Paraíba sai na frente como o primeiro estado do Nordeste a implantar esse projeto, aqui, em João Pessoa”, comenta a presidente da FPC.

Próxima temporada

O ano de 2026 da FPC começa com a preparação para a Copa Norte/Nordeste de Estrada, em Fortaleza. “Essa prova sempre acontece no mês de janeiro e, para nós, vai ser um trabalho bem articulado. Nós vamos montar, no início do ano, um calendário de treinamentos com a Seleção Paraibana para que a gente consiga ter, além dos eventos do calendário, treinos específicos para que consigamos ir ao evento e ter uma colocação ainda melhor do que a gente teve em 2025”, explica Marinez.

Segundo a dirigente, a organização do calendário de competições priorizará os eventos que já vinham sendo realizados anteriormente. “Estão chegando cada vez mais solicitações para que a gente consiga permitir que aconteçam outros eventos dentro do calendário. Porém, a gente primeiro vai priorizar os eventos que já estão no calendário, porque o Mountain Bike, por exemplo, nesse ano, teve  13 provas, está bem puxado e, para entrar outros eventos, a gente vai ter que ver a questão de datas. Nós já temos mais três cidades do nosso estado que já estão solicitando que coloquemos eventos nelas, mas aí eu tenho que ver com o coordenador nosso se isso será possível”, pontua.

Marinez Leite ainda ressalta o desejo de investir no trabalho com a base, visando à continuação dos bons resultados em competições escolares, como os JEBs e Jogos da Juventude, e nos campeonatos nacionais.

“Desde que a gente teve uma história no ciclismo, sempre trabalhamos com isso, sempre demos uma olhada especial para a base. E esse ano foi um objetivo que tínhamos: levar uma equipe de base para o Campeonato Brasileiro. E aí a gente fez um planejamento e deu certo. Tivemos atletas nossos da base que participaram dos Jogos Escolares, dos Jogos da Juventude e dos Jogos Mirins”, destaca.

“No Campeonato Brasileiro, conseguimos obter um quinto lugar com a atleta Talita, que, no meio de 50 atletas de todo o Brasil, representou o Norte e o Nordeste lá e conseguiu essa colocação, que, para a gente, foi uma vitória grande, porque, ainda no seu segundo ano da categoria, ela foi para um lugar diferente, um clima diferente, e conseguiu uma colocação dessa. Então, ficamos muito feliz. E o fim é trabalhar, para que consigamos, se Deus quiser, no ano que vem, manter tudo isso aí, para que tenhamos mais resultados ainda para a Paraíba”, acrescenta Marinez.

Reeleição

No fim de novembro, após quatro anos como presidente da FPC, Marinez Leite foi reeleita para mais um quadriênio à frente da entidade. Para ela, a recondução ao cargo é fruto do trabalho desenvolvido nos últimos anos e da confiança depositada pelos clubes paraibanos.

“Nós abrimos todo um processo dentro das normas que regem o Estatuto da Federação e as normas brasileiras, e não houve, no prazo publicado, nenhuma chapa que se inscreveu. Então, levamos isso mais adiante e, através dos clubes, houve essa solicitação para que a gente continuasse no mandato; deixamos nossos nomes à disposição e foi aclamada a chapa nossa para conseguirmos a renovação. Acredito eu que tenha sido por conta de todo o histórico da federação nesses últimos quatro anos, em que a gente vem, graças a Deus, crescendo em todas as modalidades. Eu acredito que as pessoas confiaram em nós, e a gente vai fazer o possível para que tenhamos mais quatro anos de uma forma bem planejada”, garantiu a dirigente reeleita.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de dezembro de 2025.