Notícias

JEBs em Uberlândia

Paraíba chega a 18 medalhas

publicado: 14/10/2025 09h11, última modificação: 14/10/2025 09h11
Amanhã começa o segundo bloco de competições e o objetivo é superar a marca conquistada em 2024
6189c1d4-a6d8-482d-9a9d-22e77e766487.jpeg

Os atletas paraibanos fizeram bonito no primeiro bloco de disputas dos Jogos Escolares Brasileiros, com medalhas nos mais diversos esportes; a busca por mais pódios segue amanhã | Fotos: Luciano Ribeiro/Sejel

Enquanto os últimos estudantes-atletas que competiram no primeiro bloco de modalidades dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) despedem-se de Uberlândia, os participantes do segundo bloco começam a chegar à cidade mineira, que está sediando a competição desde o último dia 7. A partir de amanhã, começam as disputas de atletismo, atletismo adaptado, ciclismo/virtual, ginástica rítmica, judô e taekwondo, de acordo com a programação divulgada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), organizadora do evento.

Até aqui, a Paraíba tem 18 medalhas conquistadas, sendo seis de ouro, três de prata e nove de bronze. No lugar mais alto do pódio, estiveram os nadadores Dayalo Xavier e Evelyn Braga, ambos campeões nos 100 m borboleta, além de Bruno Paiva, que venceu os 400 m livre; e Helena Scott, nos 100 m peito. Fora das piscinas, a Paraíba brilhou com o time de futsal feminino, que conquistou o ouro na modalidade coletiva; e com a dupla de vôlei de praia, formada por Isabella e Ana Letícia, que também levou o título. 

As medalhas de prata foram conquistadas pelas atletas Helena Monteiro e Larissa Vidal, que se destacaram nos 50 e 100 m livre, respectivamente. Já Helena Scott voltou ao pódio, dessa vez com a medalha de prata nos 50 m peito.

Já nas conquistas de bronze, a Paraíba contou com o desempenho de Larissa Vidal nos 50 m livre, e de Edson Melo, que garantiu três medalhas na natação, nas provas de 50 m, 100 m e 200 m peito. Dayalo Xavier, além do ouro, também somou um bronze nos 400 metros livre. No tênis de mesa, Daniel Holanda conquistou o terceiro lugar. O badminton também trouxe bons resultados, com medalhas para Valeska Abreu (individual) e para as duplas Luiz Felipe e João Guilherme, e Kemilly Dias e Valeska Abreu.

Expectativas

A delegação paraibana, em toda a competição, conta com 252 pessoas. Na edição de 2024 dos JEBs, realizada no Recife, em Pernambuco, o grupo estadual conseguiu sua melhor participação, com 38 medalhas acumuladas, sendo oito de ouro, 11 de prata e 19 de bronze. Agora, em Minas Gerais, o objetivo é melhorar ainda mais essa marca, no evento, destinado a atletas de 12 a 14 anos, que vai até o dia 26 deste mês.

“Parabéns aos nossos atletas que deram o máximo de si para subir ao pódio, em Minas Gerais. Encerrar essa primeira parte com 18 medalhas já é um excelente começo para que consigam bater o recorde de 2024 e, assim, mostrar ao Brasil o potencial da Paraíba no desporto escolar”, comemorou Lindolfo Pires, secretário da Juventude, Esporte e Lazer.

Após a finalização do segundo bloco, inicia-se o terceiro e último, com disputas  de basquete, handebol, ginástica artística, karatê, wrestling e xadrez, a partir da próxima terça-feira (21).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de Outubro de 2025.