Notícias

paralimpíadas escolares

Paraíba chega a 83 medalhas em SP

publicado: 25/11/2025 09h08, última modificação: 25/11/2025 09h08
Competição prossegue amanhã com natação, vôlei sentado, futebol PC, judô, badminton, tênis de mesa e bocha
1002473864.jpg

Medalhistas João de Deus, Davi e Donnie e a treinadora Daniela Freitas, do time do rúgbi | Foto: Luciano Ribeiro/Sejel

por Camilla Barbosa*

O segundo e último bloco das Paralimpíadas Escolares 2025 começa amanhã, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com disputas de natação, vôlei sentado, futebol PC (paralisados cerebrais), judô, badminton, tênis de mesa e bocha. A competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vai até a sexta-feira (28).

 Uma das esperanças de medalhas para a Paraíba é o nadador Guilherme Soares, atleta da categoria S6C da Vila Olímpica Parahyba, que afirmou estar confiante para mais uma edição do evento. “É meu quinto ano participando já. Então, é muita experiência já adquirida. Eu me sinto bem, eu tenho treinado bem, então, a expectativa é a melhor para alcançar mais medalhas. Sobre representar a Paraíba, para mim, é uma oportunidade, temos vários atletas aqui no Estado que não conseguiram ser convocados, então, eu tenho que agarrar essa oportunidade e dar o melhor, tentar representar a Paraíba da melhor forma”, disse.

Primeiro bloco

O primeiro bloco, que começou no dia 17 deste mês e foi finalizado na última sexta-feira (21), teve provas de atletismo, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo, futebol de cegos, basquete em cadeira de rodas 3×3, goalball, taekwondo e rúgbi em cadeira de rodas.

Até aqui, a delegação paraibana acumula 83 medalhas, sendo 35 de ouro, 26 de prata e 22 de bronze, com destaques para o atletismo, rúgbi e futebol de cegos; neste último, o grupo estadual fez uma ótima campanha, liderada pelo atleta Ryan Pablo, que foi artilheiro da competição com cinco gols e ajudou o time a vencer o Goiás por 6 a 0 na última partida da primeira fase, garantindo o lugar mais alto do pódio da modalidade.

"Está excelente em uma semana, superar 80 medalhas e ainda com inúmeras chances para aumentar o número de atletas no pódio. O Governo, mais uma vez, apoiou a delegação que foi a maior que a Paraíba levou desde que a competição foi idealizada", disse Lindolfo Pires, secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB), que esteve no local das disputas.

Para Jean Azevedo, chefe da delegação da Paraíba, mais do que uma competição, as Paralimpíadas são uma grande oportunidade para os paratletas estaduais vivenciarem novas experiências.

"Muitos atletas da delegação nunca nem tinham viajado de avião e agora, com o apoio da Sejel-PB, sonhos estão sendo realizados. E cada um que está aqui em São Paulo, seja atleta, técnico, fisioterapeuta e assistentes, estão dando o máximo de si", ressaltou.

Na edição de 2024, a delegação paraibana conquistou 104 medalhas, sendo 60 de ouro, 24 de prata e 20 de bronze, e ficou entre os dez melhores do Brasil e o segundo das regiões Norte e Nordeste. A expectativa é de que os 104 atletas paraibanos com idades entre 10 e 17 anos participantes das Paralimpíadas Escolares 2025 superem os números de pódios do ano passado. Os representantes locais garantiram vaga na competição ao conquistarem os melhores índices dos Jogos Escolares e Paraescolares e também no Meeting Loterias Caixa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de novembro de 2025.