Notícias

Circuito brasileiro

Paraíba é ouro no handebol de areia

publicado: 26/04/2023 14h22, última modificação: 26/04/2023 14h22
Equipe da Apcef/Centro de Treinamento Rossana Marques também ganha a medalha de prata com o time juvenil
343102425_1928484114175366_8111026103482465766_n.jpg

Equipe feminina da Paraíba, representada pela Apcef/Centro de Treinamento Rossana Marques, brilha no Circuito Brasileiro de Handebol de Praia - Foto: Divulgação

por Laura Luna*

 A Paraíba mais uma vez se destaca e é ouro na 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia de 2023. O evento, realizado na Barra de Maricá, no Rio de Janeiro, reuniu 32 times de todo o país, nas categorias juvenil e adulto. As equipes femininas da Apcef/ Centro de Treinamento Rossana Marques, conquistaram ouro no adulto e prata no juvenil.

“Muita felicidade. Não esperava que a gente chegasse tão longe, mas foram deixando e nossa equipe realmente é muito boa”, afirmou a treinadora Rossana Marques. Um dos maiores nomes do handebol de praia, responsável pela realização da Taça Kika, uma das principais competições da modalidade no país, falou também sobre o nível do campeonato. “Enfrentamos equipes fortíssimas lá. Foram jogos difíceis, na verdade a final adulto foi a partida mais fácil que fizemos, surpreendentemente, e as meninas jogaram muito”. A equipe adulta não perdeu nenhum jogo disputado, já a juvenil trouxe na mala apenas uma derrota.

O primeiro lugar adulto foi conquistado em disputa contra o Odete São Paio, do Rio de Janeiro, com vitória por 2 a 0, parciais de 21/8 e 16/11. Já a equipe feminina do Idec Niterói venceu o time do Apcef/ Centro de Treinamento Rossana Marques por 2 a 1, em um jogo equilibrado e disputado com parciais de 19/18, 12/14 e 7/6 que garantiu a prata para a equipe paraibana juvenil.

“Ainda tivemos atleta que trouxe cinco medalhas. Camila Queiroga foi a melhor na lateral esquerda, melhor atleta e artilheira do juvenil, além de ter defendido as duas equipes”, acrescentou Rossana. Ter mesclado atletas mais e menos experientes contribuiu, disse, para os bons resultados. “Meninas novas que se uniram às que têm mais tempo de esporte e que deu muito certo, foi maravilhoso”. Rossana Marques disse ainda que quatro atletas que jogam no CT seguem em Barra de Maricá para defender a Seleção Brasileira no Global Tour, etapa do Mundial da Federação Internacional de Handebol (IHF) que vai reunir as seleções do Brasil, Estados Unidos, México, Argentina, Uruguai, Chile e Portugal.

Sobre o esporte
O handebol de praia é similar ao handebol tradicional onde o objetivo é marcar gols. O esporte é disputado em dois tempos de 10 minutos, com intervalo de cinco entre os períodos. Em caso de empate em um dos períodos, é realizada uma jogada extra em que a equipe que marcar primeiro vence. Será ganhador o time que vencer os dois tempos. Caso haja empate, acontecem os chamados ‘shoot-outs’, que são tiros de seis metros para definir um vencedor. Cada equipe terá cinco oportunidades de arremesso.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de abril de 2023.