por Laura Luna*
A Paraíba se destacou em mais uma edição das Paralimpíadas Escolares, trazendo na mala 60 medalhas, sendo 33 ouros, 15 pratas e 12 bronzes, disputada em São Paulo.
A edição 2021 mostrou que o estado é realmente um celeiro de grandes talentos do esporte. A equipe de atletismo ficou com mais da metade das medalhas conquistadas, batendo cinco recordes nacionais: o de salto em distância T21 com o atleta Arthur Sepryano; o de salto em distância T43 com Francisco Cordeiro ; os 75M - T44 com o atleta José Mariano e os 60M - T35 e 150M - T35 com a atleta Ruth Vitoria. O basquete em cadeira de rodas masculino surpreendeu com a medalha de bronze. No time, o atleta Geovânio Lucena, considerado um dos melhores do campeonato, foi convidado para passar um período de observação no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo.
“Vai ser bacana porque ele vai treinar entre os melhores atletas e professores da modalidade e vai ganhar uma experiência muito boa”, disse Jean Azevedo, gerente executivo do Paradesporto na Paraíba.
Na natação, ouro com os atletas Daniel Costa e Lara Fernandes, que garantiu a dourada nos 50 metros costas classe S10 e nos 50 metros peito classe S9. Na bocha, terceiro lugar na participação geral, as atenções se voltaram para Laíssa Guerreira, de Campina Grande, que conquistou o ouro, depois do bronze de 2019. O objetivo da bocha é lançar bolas coloridas em direção à branca, de modo que, quanto mais próximo chegar da bola principal, mais pontos o atleta alcança.
Os resultados animaram Jean que afirmou que a meta para o grupo era ultrapassar o número de 50 medalhas. “A avaliação foi a melhor possível e apesar de estarmos vindo de uma pandemia, a Paraíba se superou e está de parabéns. Tivemos atletas que bateram recorde escolar e muitos irão representar a Paraíba em um futuro próximo”, concluiu Jean Azevedo.
Ao todo 51 paratletas disputaram as Paralimpíadas Escolares 2021. O evento, considerado um dos maiores do paradesporto nacional, acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até o próximo dia 26, e reúne cerca de 1,5 mil pessoas entre as 27 delegações, de todo o Brasil. No geral 13 modalidades foram disputadas: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 27 de novembro de 2021