A Seleção Paraibana de vôlei feminino Sub-16 brilhou na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) 2025, realizado da quarta- -feira da semana passada (29) até o último domingo (2), em Rio Branco (AC). O grupo estadual chegou até a final, mas foi superado pelo Pará, por 3 sets a 0, ficando com a medalha de prata. O certame ainda contou com Amapá, Piauí, Acre, Bahia e Roraima. Com o resultado, a Paraíba está garantida na disputa da Primeira Divisão da competição, em 2026.
A Seleção Paraibana contou com 12 atletas e foi acompanhada pela comissão técnica formada pelo supervisor Roosevelt Barbosa, o técnico Alex Fragoso e o assistente técnico Dannilo Rocha.
“A preparação foi feita dentro das possibilidades que nós tínhamos. Nós convocamos o pessoal em setembro, depois das competições, e treinamos até o final de outubro, que foi o início da competição. A competição teve um nível técnico muito elevado. A nossa equipe se superou durante a competição e conseguiu um feito que, para nós, não foi surpresa porque a gente sabia da qualidade da equipe. Mas foi só a afirmação de tudo que foi feito durante a preparação”, explica o supervisor.
“Nosso primeiro objetivo era classificar entre os quatro, e o segundo objetivo era conseguirmos o acesso para a Primeira Divisão. Na final, enfrentamos uma equipe tecnicamente mais forte, que era a equipe do Pará, mas desde a preparação, graças à disposição das meninas, ao empenho delas, foi tudo satisfatoriamente concluído”, acrescentou Roosevelt.
A Paraíba ainda contou com duas atletas sendo elevadas à seleção do campeonato: Giovanna Melissa, melhor central; e Gaby Rocha, melhor ponteira. Para o supervisor da delegação paraibana, o grande diferencial da equipe que conduziu-a ao pódio foi a união.
“Elas se prepararam e se juntaram para poder fazer isso, para poder conseguir juntamente com a comissão técnica. Fui como supervisor da Seleção, mas o técnico, Alex, e o assistente, Danilo, exerceram a função deles com maestria e as meninas entenderam isso e abraçaram a ideia de conseguir o melhor resultado possível”, disse ele.
“Desse grupo que foi agora, vão ficar quatro ou cinco meninas, que é uma base. O resto já ascende, passa para outra categoria. No ano que vem, a Seleção será novamente convocada para disputar a Primeira Divisão. Aí virão pessoas novas a se engajar no grupo e nesse objetivo, que é o de subir para a Divisão Especial”, descreve o supervisor.
Próximas competições
Nas quadras, em nível estadual, o calendário anual será encerrado de 28 a 31 de novembro, com os campeonatos Sub-14 e Sub-13 (Pré- -Mirim e Mirim), realizados pela Federação Paraibana de Vôlei (FPBV). Ao todo, oito times (quatro em cada naipe) participarão do certame.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 6 de novembro de 2025.