Mais uma vez, o Paraíba World Beach Games (PWBG) volta a movimentar a orla pessoense, trazendo esporte, diversão e lazer à capital paraibana. A programação da terceira edição, divulgada no perfil oficial do evento no Instagram, no último sábado (14), engloba competições envolvendo diversas modalidades esportivas em 35 dias.
Desta vez, o megaevento inicia-se com a Team Águia Footvolley Cup, de 25 de fevereiro a 1o de março, abrindo uma maratona de competições de areia e mar. Na sequência, João Pessoa recebe a etapa local do Campeonato Brasileiro de vôlei de praia, organizada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), de 4 a 8 de março, seguida pela etapa do Campeonato Mundial da modalidade, de 11 a 15.
O futebol de areia assume o protagonismo com a Copa das Nações, de 18 a 22, período que também contará com uma exibição especial da Conferederação Brasileira de Vela (CBVela), de 20 a 22, e com o Aquarace, nos dias 21 e 22. Ainda no dia 22, o PWBG recebe a Liga Cabo Branco 2026 de Futebol Americano. De 25 a 29, a programação segue com o Mundial de Handebol de Praia. No dia 29, será realizada a Ultra Maratona Aquática, seguida pela Competição Nacional de Frescobol no dia 30 e pelos Jogos de Integração de Beach Câmbio 2026 no dia 31. O encerramento acontece em 1o de abril, com os Jogos de Verão da OAB, da Ordem dos Advogados do Brasil, concluindo a agenda esportiva do evento.
Em 2025, o megaevento esportivo contou com 120 mil pessoas durante os 70 dias de competição, na arena montada no Busto de Tamandaré, entre as praias Tambaú e Cabo Branco — mesmo local que sediará as disputadas neste ano. Em participação no PBCast, o secretário de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires, comentou sobre a expectativa em torno desta edição.
“Olha, mal deu tempo de sentir saudade. Concluímos em novembro e agora já temos uma nova missão, que é fazer essa edição do Paraíba World Beach Games em 2026, no final de fevereiro [...]. Tenho certeza que será um terceiro sucesso esse evento maravilhoso que transforma João Pessoa na capital dos esportes de praia, que é isso que a gente gostaria que marcasse, que João Pessoa ficasse definitivamente dentro do calendário, dentro do circuito esportivo do Brasil. Que João Pessoa ficasse caracterizada como aquela cidade onde a prática do esporte de praia e onde os eventos do esporte de praia se sobressaem”, aponta ele.
Segundo o secretário, durante a programação esportiva, haverá também uma parceria entre a Sejel e a Secretaria de Estado da Educação (SEE) para oportunizar aos estudantes do interior a possibilidade de acompanhar a programação in loco.
“Uma boa ideia de todos nós, da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, junto com a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, foi que a gente pudesse fazer uma parceria para que as pessoas do interior do estado pudessem conhecer o que é a grandeza do Paraíba World Beach Games. Então, toda semana, a gente vai trazer, durante o final de semana, uma equipe de alguma cidade do interior do estado como forma de que possam presenciar, viver todo aquele ambiente do Paraíba World Beach Games e ter a oportunidade de ver o seu ídolo preferido”, comentou Lindolfo Pires.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de fevereiro de 2025.