Iniciaram-se, ontem (15), as disputas do segundo bloco de modalidades dos Jogos da Juventude, que terá, até o próximo sábado (20), provas de águas abertas, triatlo, luta olímpica, remo indoor/virtual, basquete, futsal e vôlei de praia. A competição, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), está sendo sediada no Distrito Federal, em Brasília.
Até agora, a Paraíba já conquistou cinco medalhas na competição, sendo três durante as disputas do primeiro bloco e duas ontem, no primeiro dia do segundo bloco. As três primeiras medalhas da Paraíba saíram da natação, com Giovana Campos, que conquistou dois ouros (100 m e 200 m borboleta) e um bronze (400 m medley). Já ontem, Auzueres Neto, o Netinho, levou a prata no Wrestling, e Julia Torres o bronze, também no Wrestling.
O grupo que representa a Paraíba na modalidade do futsal masculino vem do Colégio Monteiro Lobato, da cidade de Itaporanga. A equipe é formada pelos atletas Natanael James, Sebastião Jr., José Apollo, Francisco Jr., Júlio Diniz, Gabriel Neto, Pedro Ryckson, Carlos Alberto e Kaio Kenicio, que são comandados pelo professor Leonardo José.
“A preparação de oito meses, intensa, com quatro treinos semanais, foi fundamental para essa conquista [da fase estadual]. Todo o grupo, desde o início do ano, treina de forma constante para todas as competições do ano, sonhamos em fazer uma campanha histórica na primeira divisão dos Jogos da Juventude, que reúne os oito melhores estados do Brasil e nossa Paraíba se encontra lá, vamos em busca da tão sonhada medalha para nosso estado”, projeta Leonardo.
“O grupo é bem qualificado, fez uma campanha histórica em todas as fases dos Escolares da Paraíba. Somando as três etapas, regional, inter-regional e estadual, a equipe soma 41 gols feitos e apenas sete sofridos, fazendo uma campanha belíssima que nos enche de esperança nessa fase nacional”, acrescenta o treinador.
Nas areias, a esperança de medalha no vôlei de praia feminino é por meio de Yasmin Martins e Mickaellen Fernandes. Para a treinadora Andrezza Martins, a dupla tem alto potencial de ir ao pódio da modalidade.
“É a primeira vez que elas participam dos Jogos da Juventude. Yasmin já tinha participado dos Jebs, na categoria de 12 a 14 anos, conquistando uma medalha, em 2023, mas eu acho que a gente está com uma expectativa bem grande neste ano. Neste ano, elas já conquistaram o terceiro lugar no CBS, que é o Campeonato Brasileiro de Seleções de Vôlei de Praia e a gente quer muito repetir o feito aqui nos Jogos da Juventude, que tem uma tensão maior. Nosso foco principal do ano era esse torneio, então queremos muito subir ao pódio aqui. Elas são muito rápidas, apesar de serem mais baixas, elas são muito confiantes e também são, tecnicamente, muito boas. Estreamos com vitória aqui contra o Piauí, que deu mais confiança para que a gente busque o nosso objetivo final, que é a medalha”, aponta a técnica.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de setembro de 2025.