Com oito atletas paraibanos na disputa, a 1a Etapa do Circuito Taça Brasil de Surf, divisão de acesso à elite do esporte no Brasil, encerrou-se no último domingo (24). Ao todo, 339 atletas estiveram no evento, o qual foi a abertura do calendário de competições organizadas pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). As provas ocorreram na Praia do Ronco do Mar, localizada no município de Paracuru, Ceará, entre os dias 18 e 24 de março.
Na etapa, que aconteceu no litoral cearense, a Paraíba contou com quatro atletas na categoria feminina: Nicolly Freire, Nalanda Carvalho, Diana Cristina (Tininha) e Analu Silva; e quatro no masculino: Kauã Hanson, Samuel Igo, Reginaldo Filho e Yuri Barros.
A melhor posição, entre homens e mulheres, foi de Tininha, que ficou em 5o lugar na classificação final. Ainda no feminino, Analu Silva ficou em 9o, Nalanda Carvalho em 19o e Nicolly Freire foi desclassificada ainda na fase 1 por WO. Já no masculino, Samuel Igo e Yuri Barros ficaram na 9a colocação, enquanto Kauã Hanson ocupou a 73a posição e Reginaldo Filho terminou em 97o.
Equipe
Oito surfistas paraibanos participaram da competição no estado do Ceará.
Apesar de já ser um atleta que integra o Dream Tour, principal divisão do surfe, Tininha comentou sobre a relevância de estar presente na 1a etapa da Taça Brasil: “É super importante. Eu retornei recentemente a competir, então, estar presente nessas etapas é uma maneira de me adaptar melhor às situações, aos mares diferentes. Começamos bem, para a primeira etapa do ano a 5a colocação foi boa. As expectativas para 2024 são as melhores, que seja um ano de muitas conquistas”, destacou.
“O cenário atual do surf da Paraíba é promissor, evoluiu bastante. Agora estamos com uma quantidade grande de atletas paraibanos no circuito brasileiro, tem essa galera nova que está vindo com tudo. Mas infelizmente ainda falta incentivo e patrocínios. Eu particularmente sofro muito com essa falta de patrocínio. Mas a gente não desiste, continua tentando e buscando fazer dar certo”, disse a atleta em relação ao momento vivido pelo surfe do Estado.
A abertura do Circuito Taça Brasil recebeu alguns dos melhores surfistas profissionais do país, homens e mulheres enfrentaram-se, em cada uma de suas categorias, no início das disputas pelas 16 vagas, na categoria masculina, e pelas oito vagas, na categoria feminina, do Dream Tour 2025. A premiação da etapa da Taça Brasil foi de R$ 200 mil, divididos entre homens e mulheres.
Longboard
A Praia do Ronco do Mar também foi palco das competições de CB Surf Longboard e CBSurf SUP Surf 2024 entre os dias 14 e 17 de março. A Paraíba esteve representada no Longboard Grand Kahuna Masculino 50+, pelo atleta Johnson Jacques que conquistou o vice-campeonato. Numa emocionante bateria, no último minuto, o paraibano tirou o troféu de vice-campeão das mãos do paulista Daniks Fisher. Já no Sup Surf Master Masculino 35+, também com a segunda colocação, Júnior Manteiga representou o Estado
*Matéria publicada originalmente no dia 27 de março de 2024.