Notícias

copa rainha marta

Paraíba perde para o Piauí na estreia

publicado: 05/11/2025 09h07, última modificação: 05/11/2025 09h07
Amanhã, o time paraibano tem a chance de se reabilitar diante do Ceará, em jogo novamente no Estádio Rei Pelé
WhatsApp Image 2025-11-04 at 13.10.30.jpg

A Seleção do Piauí venceu a Paraíba, ontem, no Estádio Rei Pelé, pela Copa Rainha Marta | Foto: Alisson Frazão/Copa Rainha Marta

por Danrley Pascoal*

A Paraíba com derrota na estreia da primeira edição da Copa Rainha Marta Nordeste, torneio de futebol feminino amador que acontece em Maceió (AL). A equipe do estado perdeu para o Piauí por 3 a 0. Agora, na segunda rodada da fase classificatória, o time enfrentará o Ceará, amanhã, às 15h, no Estádio Rei Pelé, na capital alagoana. Os jogos das paraibanas são válidos pelo Grupo A. A competição é organizada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).

Depois da partida contra o time do Piauí, Karolina Rodrigues, técnica da Seleção Paraibana, falou sobre a apresentação da sua equipe na derrota por 3 a 0. “Começamos bem o jogo, criando na parte ofensiva, chegamos bem diante do gol, mas, infelizmente, a bola não entrou. Tivemos a chance de sair com o placar favorável no primeiro tempo, mas tivemos desgaste mental e físico, a perna pesou. Com a bola parada, no finalzinho do primeiro tempo, infelizmente, tomamos o 1 a 0”, disse.

“No segundo tempo, elas cansaram. Mas, enfim, vamos tentar focar agora no segundo jogo, tentar avaliar o nosso adversário, formar uma estratégia para sairmos com os três pontos [contra o Ceará]”, completou Karolina Rodrigues.

A capitã Jaciara Fideles também comentou sobre o jogo de estreia. Ela lamentou os erros pontuais da Paraíba. “Erramos onde não poderia errar. Tivemos a infelicidade de não matar o jogo no primeiro tempo. Acabamos sendo surpreendidos no segundo tempo”, destacou a atleta, que projetou o cenário para a próxima partida. “Sobre o Ceará, a gente vai dar uma olhada no esquema tático, como elas se postam nas partidas. Mas a ideia é ir para cima e buscar o resultado”, afirmou.

Regulamento

A competição começou ontem e segue até o próximo sábado (8), quando acontece a grande final. Na primeira fase, as seleções foram divididas em três grupos com três equipes em cada um (A: Piauí, Paraíba e Ceará; B: Maranhão, Bahia e Sergipe; Grupo C: Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte).

Avançam para as semifinais os primeiros colocados de cada chave mais o melhor segundo colocado geral. Os duelos que definirão os finalistas serão disputados na sexta-feira (7). As partidas da Copa Rainha Marta Nordeste são realizadas no Estádio Rei Pelé.

A competição homenageia Marta Vieira da Silva, alagoana seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo. O estado de Alagoas, que sedia o evento, já realiza a versão estadual da Copa desde 2015. Com oito edições realizadas, o evento esportivo reúne, atualmente, 32 equipes de todas as regiões do estado alagoano e mais de 700 atletas a cada ano de disputa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 5 de novembro de 2025.