Marcos Lima
A Paraíba deve conquistar hoje suas primeiras medalhas nos Jogos Escolares da Juventude, etapa de 15 a 17 anos, que ocorrem em João Pessoa, e cuja abertura aconteceu ontem no ginásio de esportes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coincidentemente, no primeiro dia de disputas da competição, as esperanças maiores estão no atletismo e luta olímpica. No entanto, os representantes do Estado devem surpreender também no ciclismo, judô, natação e tênis de mesa, modalidades estas que já proporcionaram finais eletrizantes e empolgantes.
No atletismo, o ouro é bastante aguardado com o atleta Matheus Alves de Aguiar, 17 anos, aluno do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), natural de João Pessoa e o segundo melhor do ranking brasileiro juvenil na prova de 800 metros rasos. Com o tempo de 1m55s56, conquistado este ano no Campeonato Norte/Nordeste de Atletismo, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, o atleta disse ontem que pretende melhorar sua marca, subir no lugar mais alto do pódio e comemorar o título com todos os paraibanos.
“Vivo um bom momento no esporte. Tenho treinado fortemente nos últimos dias, mesmo tendo que ficar parado por duas semanas devido a caxumba, mas, estou preparado e quero fazer a alegria do paraibano com a medalha de ouro”, afirmou Matheus Aguiar, que é treinado pelo professor Luís Alcides, da UFPB. Matheus compete a prova dos 800 metros masculino.às 9h55, na pista de atletismo da Universidade Federal da Paraíba.
Outras medalhas para a Paraíba neste primeiro dia de disputas são aguardadas na Luta Olímpica. O Estado tem sido referência nesta modalidade esportiva, tanto nesses Jogos Escolares da Juventude, quando em outras competições nacionais, dentre eles campeonatos brasileiros, copas do Brasil e torneios regionais. As disputas da Luta Olímpica ocorrem no Centro de Convenções, no Litoral Sul da capital. Além de finais no atletismo (800 metros masculino e feminino) e luta olímpica (feminina), hoje acontecerão finais também no judô feminino, natação feminino e masculino e tênis de mesa.
“Estamos ansiosos em poder comemorar as primeiras medalhas hoje para a Paraíba. Acreditamos em nossos atletas e temos quase certeza que elas virão neste primeiro dia de disputa”, disse ontem José Hugo, chefe da delegação da Paraíba nos Jogos Escolares da Juventude, etapa de 15 a 17 anos.
Esta é a sexta vez que João Pessoa recebe os Jogos Escolares da Juventude. As disputas prosseguem até o próximo dia 19, reunindo cerca de 4 mil atletas de 25 estados do País, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã. São 13 modalidades em disputas (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez). Além disso, estudantes do Chile disputam as provas de atletismo e natação, com um total de 24 atletas. Ao todo, mais de cinco mil pessoas estão envolvidas no evento, entre treinadores, atletas, oficiais, médicos, voluntários e organizadores.