circuito paladino

Paraíba sedia a 25ª Copa Brasil de Kart

publicado: 17/07/2024 10h10, última modificação: 17/07/2024 10h23
Competição na cidade de Conde vai reunir mais de 300 pilotos, com idade entre sete e 64 anos, de hoje até o dia 27
FOTO Fabio Oliveira.jpg

Muita velocidade e briga por posições devem marcar mais uma edição da Copa do Brasil de Kart que começa, amanhã, no Circuito Internacional Paladino, situado na cidade de Conde | Foto: Fabio Oliveira

por Camilla Barbosa*

O Circuito Internacional Paladino, localizado no Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa, será o palco da 25a Copa Brasil de Kart. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), órgão máximo do desporto automobilístico do Brasil, é um dos mais emblemáticos do cenário do kartismo nacional. A programação inicia hoje e estende-se até o dia 27 deste mês.

A segunda maior competição de kart (ficando atrás apenas do Campeonato Brasileiro de Kart) do país já havia sido realizada anteriormente em 2016 nas pistas do Paladino, e volta a ser disputada pela segunda vez na Paraíba. De acordo com a organização, até ontem, cerca de 300 pilotos, com idades entre 7 e 64 anos, já haviam realizado a inscrição.

Conforme a programação do evento, estão previstos para acontecer hoje apenas o credenciamento dos pilotos, vistorias técnicas, além de sorteios e a divulgação do briefing do evento.

A etapa inicial de disputas, referente ao grupo 1, inicia amanhã com Mirim, Cadete, Júnior Menor, OK Júnior FIA, OK FIA, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master/60+, Super F4 e Shifter Kart na pista. As finais para tais categorias acontecerão no próximo domingo, dia 21 deste mês.

Já de 23 a 27 deste mês, acontecerão as disputas referentes ao Grupo 2, que incluem as categorias F4 Júnior, F4 Graduado, Mini 2T, Júnior, Graduado, Novato, Sênior Am, Sênior Pro, Super Sênior e Super Sênior Master/60+.

O  diretor administrativo do Circuito Internacional Paladino, Luciano Wanderley Neto, ressaltou a relevância da realização do evento em solo paraibano.

“É uma realização incrível estar recebendo uma competição desse nível, com pilotos renomados nacionalmente no kartismo, movimenta muito o esporte, principalmente o Paladino, o kartismo em si. A Confederação Brasileira de Automobilismo nos deu a confiança de novamente sediar essa Copa Brasil e a gente promete, com certeza, entregar um evento à altura do que os pilotos e equipes merecem”.

Regional Cup

Poucos dias depois, entre 29 e 31 de julho, o Paladino recebe a final inédita da 1a Regional Cup de Kart, a primeira no continente sul-americano. Disputarão a decisão da competição os pilotos que garantirem suas vagas em uma das quatro etapas regionais classificatórias da 25a Copa Brasil de Kart 2024, que aconteceram entre abril e julho, no Paraná, São Paulo e na Paraíba. Ao todo, serão 16 finalistas nas categorias OK FIA, 16 também na OK Júnior e 12 na Mini 2T.

De acordo com o regulamento da Regional Cup de Kart, a categoria Mini 2T engloba os pilotos com idades entre nove e 11 anos, completados em 2024 e aqueles com licença PJMK que completam 12 anos de idade ainda neste ano. Já na OK Júnior se enquadram os pilotos com idades entre 12 e 14 anos, completados em 2024. Por fim, a categoria OK  é destinada aos pilotos a partir de 14 anos.

O presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Rubens Carcasci, destacou a importância da competição, uma vez que ela trará a oportunidade aos pilotos nacionais de terem experiências semelhantes às internacionais da modalidade.

“A Regional Cup tem como objetivo dar a chance aos nossos pilotos de competir no país com equipamentos similares aos utilizados na Europa, facilitando seu aprendizado, reduzindo custos, além de poderem concorrer a um título internacional, inédito e apoiado pela FIA”, pontuou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de junho de 2024.