Notícias

jogos escolares

Paraíba supera resultados de 2024

publicado: 28/10/2025 09h10, última modificação: 28/10/2025 09h10
Delegação conquistou 45 medalhas, sete a mais que no ano passado; foram 10 de ouro, 11 de prata e 24 de bronze
Basquete CRÉDITOS Fernando Silva.jpeg

Colégio Motiva de Campina Grande levanta o troféu da medalha de prata no basquete | Foto: Fernando Silva/Sejel

por Camilla Barbosa*

A edição 2025 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) foi encerrada, oficialmente, hoje, em Uberlândia, Minas Gerais, com a despedida das delegações, e teve suas derradeiras disputadas concluídas no último domingo (26). A delegação paraibana alcançou um desempenho histórico, totalizando 45 medalhas e superando o registrado no ano passado — foram sete a mais do que em 2024, na edição realizada no Recife, Pernambuco.

Foram disputadas, ao todo, 19 modalidades (futsal, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei, atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ciclismo virtual, judô, taekwondo, basquete, handebol, ginástica artística, caratê, wrestling e xadrez), divididas em três blocos. A competição, que é promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), começou no dia 5 deste mês e, desde então, reuniu mais de cinco mil estudantes-atletas, representando todos os estados brasileiros, além de cerca de dois mil técnicos, árbitros e equipes de apoio.

Os últimos pódios da Paraíba vieram por meio do basquete e do handebol: no primeiro, o time masculino do Colégio Motiva de Campina Grande conquistou a medalha de prata no Triangular, após vencer o time do Piauí; já no segundo, os meninos da Escola Municipal Ativa Integral (Emai) Arnaldo de Barros, de João Pessoa, conquistaram o bronze ao vencer a equipe de Sergipe. 

No handebol, estudantes- -atletas da Emai Arnaldo de Barros conquistaram o bronze | Foto: Luciano R/Sejel

O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, Lindolfo Pires, parabenizou todos os atletas, treinadores e equipes de apoio pelo excelente desempenho e pela dedicação. “Nosso desempenho vitorioso no JEBs de Uberlândia é um testemunho do trabalho sério e dedicado que vem sendo realizado em nosso estado, no desporto escolar”, afirmou.

Além das condecorações alcançadas no handebol e no basquete, a Paraíba já havia conquistado outras no caratê (três), wrestling (seis), tênis de mesa (uma), futsal (uma), vôlei de praia (uma), badminton (três), judô (três), atletismo (seis), taekwondo (sete) e natação (12). Ao todo, o grupo estadual levou 10 medalhas de ouro, 11 de prata e 24 de bronze.

O coordenador da delegação paraibana, Zé Hugo, comemorou o sucesso do grupo na competição em território mineiro. “Fico feliz por, mais um ano, ser o chefe da delegação do nosso estado, com muito orgulho, e dizer que, neste ano, a Paraíba se saiu muito bem, haja vista não só o número total de medalhas que nós obtivemos, mas o comportamento da equipe. Em toda parte, nos locais de competições, nós tivemos um dos oficiais acompanhando a nossa delegação. Enfim, a avaliação que a gente faz é excelente. Esperamos que todos os atletas cheguem tranquilos e com o dever cumprido de todos nós que fizemos parte da nossa delegação”, disse ele.

Beach Games

Integrando a programação do Paraíba World Beach Games, o Open de Polo Aquático, realizado no último sábado (25) e domingo (26), atraiu diversos nordestinos praticantes do esporte para a piscina flutuante montada no mar do Bessa, em João Pessoa. A Paraíba sagrou-se campeã no naipe masculino, ao bater a equipe pernambucana Passarinho Polo Aquático 1, por 7 a 4.

Agora, restam apenas dois eventos na programação do Paraíba World Beach Games. A partir desta quinta-feira (30) até o dia de 6 de novembro, será realizada a etapa final do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia; em seguida, de 7 a 9 de novembro, será a vez da última etapa do Circuito Mundial da mesma modalidade.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de outubro de 2025.