A delegação paraibana que participará das Paralimpíadas Escolares 2025 será apresentada hoje, a partir das 10h, na Vila Olímpica Parahyba. A competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pelo Ministério do Esporte, reúne paratletas com idade mínima de 11 anos (nascidos em 2014) e máxima de 18 anos (nascidos em 2007), das 27 Unidades da Federação. Ao todo, o grupo estadual contará com 154 pessoas (sendo 104 competidores, e as demais divididas entre staffs, dirigentes, enfermeira e fisioterapeuta).
As disputas começaram no dia 17, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo e a programação, que conta com 15 modalidades esportivas, será dividida em dois períodos: a primeira fase do evento, de 17 a 21 de novembro, reúne as disputas no atletismo, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo, futebol de cegos, basquete em cadeira de rodas 3×3, golbol, taekwondo e rúgbi em cadeira de rodas. Já na semana seguinte, de 26 a 28 de novembro, será a vez dos paratletas entrarem em ação na natação, vôlei sentado, futebol PC (paralisados cerebrais), judô, badminton, tênis de mesa e bocha.
“Esses atletas passaram por uma seletiva, nos Jogos Paraescolares, e foram selecionados os melhores para irem a essa competição que é a nível escolar, na cidade de São Paulo. O Governo do Estado vai disponibilizar as passagens aéreas para toda a delegação, sendo que o embarque vai ser dividida conforme as etapas: na primeira semana vai uma parte da delegação, e na segunda vai a outra parte”, explica Jean Klaud, chefe da delegação paraibana.
“A gente espera fazer uma excelente competição lá, tendo em vista que a Paraíba sempre se destaca nessa competição, sempre está entre os melhores estados. É nessa competição que a gente consegue descobrir novos talentos para o alto rendimento no paradesporto na Paraíba, a exemplo de Silvana, de Petrúcio, entre outros paratletas que já vêm se destacando nas últimas décadas aí. Então, é muito importante essa competição porque é o fomento, é a base de tudo, é onde tudo começa na vida do atleta”, acrescenta o dirigente.
Na edição de 2024, a delegação paraibana conquistou 104 medalhas, sendo 60 de ouro, 24 de prata e 20 de bronze. O chefe da delegação estadual projeta conquistas em quase todas as modalidades. “Sempre a gente consegue trazer mais medalhas no atletismo, somos muito fortes nele, a bocha também traz. Na verdade, não vou dizer todas, mas na grande maioria das modalidades, a Paraíba se destaca e traz medalhas”, ressalta ele.
O chefe da delegação ainda ressaltou a qualificação dos profissionais envolvidos na preparação e no acompanhamento dos atletas paraibanos nas Paralimpíadas Escolares. Segundo ele, “toda a nossa delegação, os staffs, os técnicos, são todos treinados. São professores que já vêm trabalhando com o Paradesporto há vários anos. Professores totalmente capacitados com treinamento pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, pela Sejel, então, não há preocupação, estão todos bem preparados. A nossa equipe é bastante capacitada para poder dar o melhor para os nossos atletas na cidade de São Paulo, como a gente já vem fazendo há vários anos.”
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de novembro de 2025.