Paraíba terá 16 atletas da Ascorpa na 93ª São Silvestre

publicado: 22/12/2017 18h05, última modificação: 22/12/2017 18h43
22.jpg

Atletas vinculados a Associação dos Caminhantes e Corredores de Ruas da Paraíba vão marcar presença na prova - Foto: Ortilo Antônio

tags: ascorpa , são silvestre , atletas , são paulo

Wellington Sérgio

A Paraíba estará presente na 93ª Corrida Internacional de São Silvestre, que acontecerá no último dia do ano, em São Paulo. A Associação dos Caminhantes e Corredores de Ruas da Paraíba (Ascorpa) levará para a tradicional prova do esporte 16 atletas, que prometem fazer bonito e tremular a bandeira da terra no meio dos concorrentes de várias partes do mundo. O grupo embarcará na quarta-feira (27), a meia-noite, do Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux. Na capital paulista, o grupo ficará hospedado no Hotel Caravela, que fica no Centro da cidade, próximo onde ocorrerá a corrida.

Estão confirmados os seguintes atletas: Valdir Chaves, Maria da Penha, Maria das Graças, Maria das Dores, José Mário, Domário Cândido, Severino Filho, João Sérgio da Silva, José Resende da Costa Júnior, Glauber Roston, Andra Helena, Eloísa Silva, Onilda Patrícia, Luzia Miraci, Adriano Roberto e Normando José. Esse último será o chefe da delegação paraibana. A maioria dos atletas está no desafio de final de ano pela primeira vez, enquanto outros já participaram da prova. Idade não é problema para uma turma que aposta na vontade, raça, determinação e coragem de encarar um desafio, que vai reunir milhões de pessoas de todos os estados e do exterior.

José Mário e Maria da Penha, que disputam pela primeira vez a prova, são os mais velhos do grupo, ambos com 60 anos, e estão de bem com a vida. Eles querem fazer o melhor, independente de tempo. Durante o semestre, a dupla não mediu esforços nos treinamentos para não decepcionar. Ele afirmou que trata-se de um desejo que vai realizar, já que sempre assistiu pela televisão. “Ficava observando aquela multidão correndo e imaginava participar da prova e sentir o clima e a emoção. Tive coragem de começar a treinar e estou pronto para realizar um grande sonho na vida”, disse.

Maria da Penha sempre gostou de praticar ginástica, por reconhecer a importância que tem para a saúde. A ideia de participar da São Silvestre vem desde criança, ao perceber que, além do desafio, a corrida é uma festa que reúne os povos de todo o mundo. Segundo ela, a expectativa é a melhor possível, onde os familiares estarão de olho na telinha para prestigiar e torcer pelo sucesso dos paraibanos. “Não se fala outra coisa lá em casa, já que existe até uma torcida organizada para observar o grupo. Estou contando os dias para fazer bonito e romper pela primeira vez o ano longe da família e amigos”, observou.

Domário Cândido é outro que não quer saber de idade para buscar a felicidade e participar de um evento de grande porte, que reunirá os melhores do mundo do esporte. “Temos que aproveitar a vida da melhor maneira possível e fazer o que gosta. Independente da idade, estou sempre praticando esporte e vou a São Paulo conhecer de perto a São Silvestre”, frisou. A atleta mais nova do grupo, com 18 anos, Andra Helena, não perdeu um treinamento, e começou a tomar vitaminas especiais para encarar o desafio que ficará na história da sua vida.

Ela lembra que a ideia de participar vem desde pequena, já que sempre gostou de correr e disputar provas intermediárias. “Desta vez, a coisa é pra valer, e tenho que fazer o melhor, afinal, vou realizar um sonho. Estou me preparando fisicamente e tecnicamente para não decepcionar”, disse Andra.