Notícias

Paraíba terá 60 atletas na disputa pelo Brasileiro de Triathlon

publicado: 08/04/2016 21h21, última modificação: 08/04/2016 21h21
03.jpg

Bom resultado no Brasileiro pode garantir vaga para o Mundial da modalidade - Foto: Roberto Guedes/Secom-PB

tags: brasileiro de triathlon


Marcos Lima

João Pessoa será, neste sábado, a sede Brasileira e Mundial do Triathlon. É que a capital paraibana reúne 400 atletas do País e do exterior durante o Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico 2016, competição esta que vale vaga para o Campeonato Mundial, no mês de setembro, em Cozumel, no México. A Paraíba está representada por 60 atletas, com destaque para Mário André Rocha, Karine Shimenes e Antônio Marcos (tricampeonato brasileiro).

Em etapa única, o Campeonato Brasileiro é uma realização da Federação Paraibana de Triathlon, com chancela da Confederação Brasileira. A largada está prevista para as 7h, na Praia do Cabo Branco. É oferecido R$ 15 mil de premiação em dinheiro (masculino e feminino Elite e Sub-23, conforme ordem de chegada, de acordo com o Manual de Regras da CBTri).

De acordo com o presidente da Federação Paraibana de Triathlon, Márcio Córdula, a premiação será realizada após a chegada do último atleta. “Serão oferecidos troféus para os cinco primeiros dentre Elite e Sub-23 e primeiros colocados de cada categoria. Medalhas do segundo ao quinto colocados de cada categoria, bem como medalha de participação para todos que completarem a prova”, disse.

As disputas serão nas provas de natação , com 1.500 metros; ciclismo, 40km e corrida, 10km. Quatrocentos atletas, recorde brasileiro de participantes, disputam o primeiro lugar e a vaga para o Campeonato Mundial. “A Paraíba disputa com uma equipe bem treinada e preparada que pode garantir o primeiro lugar”, afirmou Márcio Córdula, presidente da federação.

Márcio Córdula informou que se trata do maior Campeonato Brasileiro de Triathlon dos últimos anos, com um número recorde de inscritos e que a Paraíba, com sua realização, entra para a história deste evento nacional e internacional. A disputa reúne o que tem de melhor no País e será feita uma grande festa do esporte em solo paraibano. “Pela seriedade e confiabilidade dos atletas, a Paraíba está de parabéns em sediar uma disputa importante. Quem ganha é o esporte da terra que buscará fazer uma grande competição para o País”, avaliou o dirigente.

Além dos paraibanos favoritos, outros brasileiros também são destaques do campeonato. Entre as “feras” brasileiras que podem subir ao pódio e também consideradas favoritas, estão, Wesley Matos e Manoel Messias, ambos fazem parte da Seleção Brasileira e brigam por vaga olímpica. O atual campeão da prova é o carioca Diogo Scleind, que estará nas Olimpíadas no Rio de Janeiro, que acontecerão no segundo semestre deste ano.