Federação trabalha também para sediar corrida da Stock Car, depois de uma temporada de muitas realizações

Paraíba terá uma etapa do kart internacional em 2022

publicado: 27/12/2021 09h39, última modificação: 27/12/2021 09h39
IMG_20211223_103852.jpg

por Fabiano Sousa*

Os atropelos do período da pandemia em 2021 não surtiram efeitos no esporte das quatro rodas na Paraíba. Pelo menos, no automobilismo paraibano o cenário foi de uma temporada repleta de grandes competições a nível local, regional e nacional disputados nas duas principais pistas do estado, no Circuito Internacional Paladino, localizado no município de Conde e também no Autódromo Internacional da Paraíba, em São Miguel de Taipu. Embalado pelo sucesso, a Federação Paraibana de Automobilismo projeta a realização de dois grandes eventos em solo paraibano no próximo ano com uma prova da stock car e a etapa final da Regional Cup de Kart, que integra o Campeonato Sul-Americano da categoria.

No Circuito Paladino, referendado pela Federação Internacional de Automobilismo, como a melhor pista de kart das Américas, foram realizadas sete etapas do Campeonato Paraibano e a etapa final do Campeonato Nordeste. “Cumprimos todo o nosso calendário esportivo com as competições sendo disputadas de forma acirrada. O circuito foi palco de momentos marcantes. A grande conquista foi sediar a etapa final do Campeonato Nordeste de Kart. Em 2022, novamente iremos sediar outras etapas da competição regional em nosso circuito”, comentou Luciano Wanderley Neto, diretor administrativo do Circuito Internacional Paladino.

Autódromo

Local do desenvolvimento do automobilismo no estado, o Autódromo Internacional da Paraíba recebeu etapas das provas do SuperTurismo e a Pálio Cup. O campeonato estadual apontou os seguintes campeões por categoria: SuperTurismo - Fernando Pessoa; PalioCup - Jonas Correia; Classe 2 B - Lindolfo JR; Classe 2 A - Thiago Melo; Classe 1 B - Claudio Paulista; Classe 1 A -Beto Pontes; Classic Carburado – Thiago Aureliano; e na Classic Injetado – Robinho.

No comando da direção de provas da Federação de Automobilismo da Paraíba, Garibaldi Cunha comemora os feitos do calendário anual no estado. Segundo ele, a projeção é que em 2022 a Paraíba seja palco de novas competições de níveis nacionais e internacionais.

“Nesse período de pandemia seguimos todos os protocolos sanitários e tivemos o calendário de competições sendo cumprido sem nenhum incidente.

Stock Car Brasil

O sucesso do automobilismo paraibano em 2021 pode refletir novas conquistas para esse esporte no estado. É que a partir de 2022 a Paraíba vai sediar uma etapa do Regional Cup, o Campeonato Sul-Americano de Kart e ainda uma etapa da Stok Car Brasil.

A Regional Cup é uma disputa de Kart que será organizada pela Federação Internacional Automobilismo (FIA) e a Confederação Internacional de Kart (CIK) e disputada em três etapas. A primeira no Speed Park, em Birigui-SP. Depois, a disputa terá uma etapa no Kartódromo de Imperatriz-MA. A terceira e última etapa da prova, que vai reunir pilotos de países da América do Sul, já está confirmada para os dias 5 e 6 de agosto, no Circuito Internacional Paladino, na cidade de Conde.

A Federação Paraibana de Automobilismo também formula tratativas para trazer para as pistas paraibanas uma etapa da Stock Car Brasil, principal categoria de automobilismo do país. De acordo com o diretor de provas do Circuito Paraibano de Aumobilismo, Garibaldi Cunha, a proposta é realizar o evento numa pista de rua, montada no entorno da Estação Ciência.

“O nosso grande marco seria conseguir trazer uma etapa da stock car para o estado. Já recebemos a visita de diretores e engenheiros da Confederação Brasileira de Automilismo para viabilizar a estrutura. As expectativas são positivas e em breve poderemos sediar esse evento também aqui na Paraíba”, comentou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 24 de dezembro de 2021