A Paraíba iniciou os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024 com o pé direito. Nos primeiros dias da competição organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que neste ano está sendo sediada no Recife, capital pernambucana, os paraibanos já garantiram medalhas em três modalidades.
As disputas começaram no último sábado (21), com judô, wrestling, atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, tênis de mesa, handebol e voleibol. No primeiro dia de competição, as condecorações já começaram a surgir: no judô, Alice Simões Urtiga Silva ficou com a prata na categoria -40 kg (ligeiro), na série ouro. A paraibana perdeu a final para uma atleta de São Paulo, Alessia Sheridan, por três faltas. Com a medalha de prata, Alice garantiu vaga nos Jogos Escolares Sul-Americanos, que acontecerão na Colômbia.
Ainda na série ouro, o atleta João Pedro conquistou o bronze na categoria -44 kg (meio-leve). O paraibano chegou até as semifinais e perdeu para o carioca Pedro Silveira. Como não há disputa pelo terceiro lugar, a Paraíba ficou com o bronze. Pela série prata, o aluno Abraão Freire, -40 kg (ligeiro), garantiu outro bronze para o time Paraíba. No segundo dia, Maria Eduarda Sodré, +64 kg (pesado), subiu ao lugar mais alto do pódio, enquanto João Victor Barros, -58 kg (médio), ficou com o bronze.
No wrestling (luta olímpica), na série ouro, as paraibanas Karina Conceição (livre -58 kg) e Emanuelly Victória de Souza Zacarias (livre -46 kg) alcançaram medalha de prata. Outros cinco representantes da Paraíba conquistaram o bronze nesta modalidade: Samuel Souza (greco-romana -85 kg), José Marcos Alves (greco-romana -62 kg), Auzueres Santana (estilo livre -52 kg), Leandro Lacerda (estilo livre -68 kg) e Victor Emanuel de Souza (greco-romana -44 kg). Já no domingo, foi a vez de Maria Izabel dos Santos Pontes (estilo livre -66 kg) e Isabella Monaliza Cordeiro (estilo livre -50 kg) erguerem a medalha de prata.
No atletismo adaptado, a paraibana Maria Clara do Nascimento venceu a prova de 80 m com barreiras, com a marca de 13.84. Na mesma disputa, Maria Leticia, alcançou 14.08 e ficou com a medalha de bronze.
Durante a manhã e a tarde de hoje, terão continuidade as disputas nas modalidades de handebol e voleibol. Os 191 alunos-atletas do estado garantiram vaga para o evento esportivo após se destacarem nos Jogos Escolares da Paraíba, realizados em junho.
A cerimônia de abertura, realizada na noite do último sábado, na Arena Pernambuco, teve a participação de atletas de alto rendimento, como Caio Bonfim, medalhista olímpico no atletismo.
Ao todo, estima-se que nove mil pessoas, entre estudantes-atletas, técnicos, professores, voluntários e árbitros participarão dos JEBs, que vão até o dia 3 de outubro. O presidente da CBDE, Antônio Hora, destacou o potencial cidadão que a competição possui.
“As crianças vêm para cá querendo ser no futuro um atleta olímpico. É claro que nem todos chegarão à alta performance, mas no caminho eles serão impactados pelos conceitos do esporte, de companheirismo, de empatia, de cooperação, sentimentos que contribuem para a formação da cidadania”, disse Antônio Hora.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de setembro de 2024.