Notícias

Silvana Fernandes é de São Bento, no Sertão do Estado, e participou recentemente das Paralimpíadas de Tóquio

Paraibana conquista ouro no Mundial de Parataekwondo

publicado: 14/12/2021 08h51, última modificação: 14/12/2021 08h51
Silvana.jpeg

Após conquistar a medalha de bronze em Tóquio, Silvana Fernandes conquistou o título no Mundial disputado na Turquia

tags: Mundial de Parataekwondo , Silvana Fernandes , São Bento

por Laura Luna*

A nova campeã mundial de parataekwondo é paraibana do município de São Bento, no Sertão do Estado. Silvana Fernandes, de apenas 22 anos, conquistou o ouro na categoria até 57 quilos, no Mundial, realizado em Istambul, na Turquia. O lugar mais alto do pódio veio no último sábado, após sequência de três vitórias. O foco agora são os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024.

Na Turquia, as disputas foram contra a russa Raganina Karina por 28 a 0, a semi contra a turca Tugce Sen, por 24 a 1, e a decisão diante de outra turca, Gamze Gurdal, por 15 a 12.Bronze nas Paralimpíadas de Tóquio, realizada entre os meses de agosto e setembro deste ano, Silvana Fernandes venceu também o Pan-Americano do México, realizado em março. Ela já foi campeã dos Jogos Parapan-Americanos, realizados em Lima no Peru em 2019, disputando na classe K44 – para atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão.

O presidente da Federação Paraibana de Taekwondo Olímpico, Tomaz Azevedo, que já teve a oportunidade de treinar a atleta, falou sobre a conquista. “Não só subiu ao pódio como conquistou o maior lugar”. Para o entrevistado as vitórias conquistadas desde 2018, quando a atleta começou a praticar o esporte, marcam apenas o início de uma longa trajetória. “Ela ainda vai nos dar muitas vitórias por ser jovem e ter um grande talento dado por Deus”.

O secretário executivo de Esporte e Lazer do Estado, José Marco, também vibrou com a conquista. “É realmente algo para se comemorar bastante, pois os paratletas paraibanos surpreendem a cada dia que passa pelos excelentes índices que conseguem nas competições”. José Marco ressaltou a importância do programa Bolsa Esporte no apoio ao desporto e  paradesporto da Paraíba. “O Governo do Estado mostra um grande compromisso, quando todos os meses vêm pagando aos atletas, paratletas e técnicos paraibanos através do Bolsa Esporte. Sem dúvida é responsável por incentivar os treinamentos, bem como a participação nas competições”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 14 de dezembro de 2021