Paraibana faixa-preta é destaque no jiu-jitsu nacional

publicado: 17/05/2018 18h19, última modificação: 19/05/2018 13h20
Zizi

Zizi subiu ao topo do pódio do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu nas categorias peso e absoluto - Foto: Divulgação

tags: jiu-jitsu , zizi , denise macêdo , cbjj , campeonato brasileiro de jiu-jitsu

Mariana Lira
Especial para a União

Após receber medalha de ouro nas categorias de peso leve e absoluto no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, Denise Macêdo - mais conhecida como Zizi - segue focada, visando disputar o Mundial. A faixa-preta tem uma bagagem de vitórias conquistadas pelo país e já se prepara para as próximas. Nesta sexta-feira e sábado (18 e 19 de maio) a competidora estará no Open Salvador, campeonato da Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF).

A edição de 2018 do campeonato da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu teve 7 mil atletas inscritos, distribuídos por categorias, faixas e pesos. Para a atleta, estar no topo do pódio da competição mais importante do jiu-jitsu nacional significa, além da realização de um sonho, que todo o seu esforço valeu a pena. "Acredito que todos os praticantes de jiu-jitsu querem um dia poder chegar lá. Este ano foi o maior da história e poder ter meu nome escrito nessa história é incrível! E eu consegui!", comemora Zizi.

Sobre a possibilidade de competir no Mundial, Zizi acredita ter grandes chances, contando com sua capacidade. "O campeonato brasileiro foi o principal teste pra decidir tentar o mundial, espero poder chegar lá. Preparo físico e técnico já tenho, falta agora ajustar as condições financeiras para isso, pois o campeonato será em Las Vegas, nos Estados Unidos", explica a atleta.

Denise Macêdo conheceu o jiu-jitsu assistindo aos treinos do seu filho, em 2009. Após demonstrar interesse pela arte marcial, mesmo sem nenhuma experiência, foi encorajada pelo esposo a começar a treinar, sendo presenteada com um kimono. "Acho que ele nem imaginava que eu fosse gostar tanto, sempre foi meu maior incentivador", comenta Zizi sobre o marido. Ela é formada em administração e, na época, era tesoureira em uma distribuidora no município de Alhandra-PB.

"No início eu queria apenas me manter longe do sedentarismo e perder uns quilinhos também, estava muito acima do peso ideal pra mim. Mas o jiu-jitsu é tão apaixonante que viciei", relata. Quando começaram as competições, as derrotas foram estímulo para treinar com cada vez mais afinco. "Perdi logo na primeira, o que me deu vontade de treinar mais.  Depois competi mais algumas vezes, fui tendo algumas vitórias outras derrotas e assim fui, trabalhando e treinando", conta Denise.

Zizi seguiu conciliando trabalho, família e tatames até 2013, quando uma alteração na rotina da família trouxe a oportunidade de focar no esporte. "Nessa época meu filho já nem praticava mais o jiu-jitsu. Eu nunca parei.", informa a atleta.

Rotina de treinos

Desde que passou a dedicar-se com exclusividade ao esporte, a rotina de treinos passou a ser intensa. Ela treina diariamente, de duas a quatro vezes por dia. Os treinos são divididos entre técnicos, de preparação física e de competição. Esse último trata-se de treinos com tempo e intensidades de uma luta de campeonato. Já a preparação física é através do crossfit. Tudo isso é combinado com uma alimentação regulada. Para as competições, a rotina é puxada e na semana das lutas, há uma desacelerada para o corpo conseguir aguentar.

"Quando não estou treinando, tento descansar lendo muito e estudando. Mas esse tempo é pouquinho, pois estou num momento intenso em que quero competir bastante, então sempre tem um campeonato pra me preparar. Vivo fazendo dieta e treinando", declara Zizi.

A faixa-preta, atualmente, é referência no esporte para atletas brasileiros, mas conta que não esperava por isso. "Nunca achei que fosse me tornar uma inspiração. Sempre treinei e competi porque gosto e porque quando me propus a viver o jiu-jitsu de competição, senti que precisava me comprometer ainda mais", explica Zizi. "Eu amo o que faço e faço dando sempre o meu melhor, sem reclamar de dores ou algum outro problema que sempre aparece" complementa.

Ela sente-se honrada em receber comentários de pessoas de que se inspiram em sua trajetória. "Encaro com muito respeito, cuidado e atenção, pois já que sou inspiração quero ser um bom exemplo. Exemplo de que com dedicação, empenho e esforço podemos evoluir como atletas e cidadãos", garante Denise.

Os principais são os títulos já recebidos por Denise Macêdo são os da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu e da Federação Internacional de Jiu Jitsu, entretanto, a atleta enfatiza que os campeonatos regionais também me possibilitam ótimas lutas.

Os últimos resultados foram:

Ouro:

- Campeã Brasileira 2015 e 2018
- Campeã Salvador Open Fall 2017
- Campeã Salvador Open Spring 2017
- Campeã Rio Winter 2017
- Campeã São Paulo Open 2017
- Campeã Brasília Open 2017
- Campeã Grand Slam Nordeste 2018

Prata:

- Vice-Campeã Sulamericana 2016 e 2017
- Vice-Campeã Internacional de Master 2017
- Vice-Campeã NEOJJ 2018
-Vice-Campeã Pro Open Natal 2018
-Vice-Campeã Open Tatame Clube 2018

Bronze:

- 3º lugar Brasileiro em 2017.