Após quatro dias de programação, o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13 e Sub-15, principal evento nacional da modalidade a ser realizado, neste ano, na Paraíba, foi finalizado no último domingo (5). A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), aconteceu no Ginásio Ronaldão, em João Pessoa, contando com a participação de 1.280 atletas, advindos dos 26 estados e do Distrito Federal.
A força feminina paraibana foi representada por meio das três atletas medalhistas: Yasmin Ferreira, ouro na categoria pesado (-60 kg) do Sub-13; Júlia Nóbrega, bronze na categoria meio-pesado (-52 kg) do Sub-13; e Alice Silva, prata na categoria meio-leve (-44 kg) do Sub-15.
O coordenador da Seleção Paraibana, João Neto, comentou sobre o desempenho do time estadual na competição e o atribuiu aos recentes investimentos feitos na modalidade em todo o estado.
“A gente teve uma campeã, aqui de João Pessoa; a Alice Silva, também de João Pessoa, [foi bronze] no Sub- -15; e Júlia, de Campina Grande, também saiu com medalha. Já pontuando também e ranqueando, [tivemos] os atletas João Pedro, de João Pessoa, Júlia, de Monteiro, e Pedro Santiago, de Campina Grande. Veja que o judô paraibano está bem polarizado. Mas, com Monteiro ranqueando e João Pessoa e Campina Grande dentro dos medalhistas, isso quer dizer que o trabalho que foi feito de interiorização, por meio da Federação Paraibana do Judô, a qual tem como seu presidente Alcidemar Júnior e eu como coordenador da Seleção, tem dado certo. O judô vem em uma crescente gigante”, afirma.
“Toda essa melhoria se dá também pela ajuda que tivemos de emendas parlamentares a partir do vereador Tarcísio Jardim, como também da ajuda incondicional que a Secretaria de Esportes e Juventude e Lazer, com o secretário Lindolfo Pires, possibilitou e viabilizou. Então, esses três atletas que medalharam estão classificados [para competições internacionais]: a primeira e a segunda, Yasmin e Alice, para o Campeonato Pan-Americano em Lima, no Peru; e a Júlia Nóbrega está classificada para o Sul-Americano, que será no Paraguai, em Assunção. A Paraíba voltar a disputar um campeonato internacional e a estar dentro do cenário da seleção brasileira é maravilhoso”, acrescentou o técnico.
Agora, as atenções voltam-se para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), evento nacional que é promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e reúne estudantes-atletas de 12 a 14 anos. As disputas começam amanhã e estendem--se até 28 de outubro. O judô paraibano participará com uma delegação de 19 pessoas, sendo 16 atletas e três técnicas, dos dias 14 a 19 deste mês.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de Outubro de 2025.