Notícias

Atletismo

Paraibanas se destacam em São Paulo

publicado: 11/03/2025 09h25, última modificação: 11/03/2025 09h25
Nataly Galdino conquista o lugar mais alto no pódio dos 3.00o m; na marcha atlética, brilharam Vitória e Maria Eduarda
Instagram  (2).jpg

As atletas paraibanas Vitória Silva Araújo, Nataly Galdino e Maria Eduarda brilharam em provas de atletismo realizadas na capital paulista | Foto: Arquivo Pessoal

por Camilla Barbosa*

 

A Copa Brasil de Meio-Fundo e Fundo, realizada em São Paulo, no último fim de semana, trouxe bons resultados à Paraíba. Uma das personagens da nova geração do atletismo paraibano, Nataly Galdino, sagrou-se bicampeã nas provas de 3.000 m com obstáculos e 1.500 m rasos na categoria Sub-20.

Nos 3.000 m, ela alcançou a marca de 11.51.48 e desbancou Mayara Ellen Bonfim (11.59.52) e Mariana Harumi (12.18.85), ambas da Associação Desportiva Centro Olímpico, de São Paulo. Nos 1.500 m, o pódio voltou a ter a mesma composição, mas tendo Mariana Harumi com a prata (5.00.94) e Mayara Ellen Bonfim (5.02.16) com o bronze.

Nataly Galdino tem 17 anos e atualmente treina na pista da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Campina Grande. Sob a orientação do professor Tânio Viana, ela faz parte da equipe Aspa Superação.

“Foi uma disputa emocionante. Nataly é muito dedicada e se preparou bem para essa competição. Saio daqui muito satisfeito com os resultados, e que venham mais”, definiu o treinador Tânio Viana.

Na Copa Brasil de Marcha Atlética, também realizada em São Paulo, no domingo (9) outras paraibanas fizeram história: a atleta Maria Eduarda Ribeiro de Araújo conquistou o terceiro lugar, na prova dos 5 km, enquanto Vitória Silva Araújo, de 18 anos, tornou-se vice-campeã na prova dos 10 km da marcha atlética.

Um dos destaques da competição foi o atleta medalhista de prata nos jogos de Paris 2024, Caio Bonfim, que sagrou-se campeão pela 14a vez. Ele venceu a prova dos 20 km em 1h21min48s.

Para o presidente da Federação de Atletismo da Paraíba, Raony Gondim, grandes nomes estão surgindo e os resultados são frutos do trabalho que a federação vem realizando em parceria com os técnicos.

“Fico muito feliz com os resultados que nossos atletas vêm trazendo para o nosso estado. Estamos trabalhando muito, buscando melhorar as condições de treinos e equipamentos para que nossos atletas possam se consolidar no cenário nacional e, quem sabe, chegar até uma Olimpíada. Eu acredito muito que, em breve, isso será uma realidade”, destacou o presidente.

.*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de março de 2025.